Domingo_no_campus_04062017_foto_Victor_Marcelino_UFJF___

Programação tem atrações para toda a família (Foto: Victor Marcelino)

A última edição do projeto “Domingo no Campus” em 2018 acontece neste final de semana. Como ocorre tradicionalmente, o evento será sediado na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), domingo, dia 9, das 9h às 13h, e conta, mais uma vez, com a presença de crianças e adultos, compartilhando um ambiente consolidado como opção de lazer na cidade.

Trazer alegria aos participantes, permitindo uma interação com o ambiente universitário, e atender a comunidade do entorno do campus são os principais objetivos do projeto, que, em 2018, cumpriu o seu papel, segundo enfatiza a organizadora do evento, Ana Paula Dutra.

“Contamos com os projetos executados durante o ano, para que o Domingo no Campus continuasse com as atividades de atendimento às comunidades que frequentam a UFJF e que procuram pelos serviços que a Universidade pode oferecer, além das atividades de lazer e recreação que já proporcionamos tradicionalmente no projeto”.

Neste domingo, os já tradicionais projetos “Musicalização”, com o Núcleo de Desenvolvimento Musical Funga Alafia, coordenado pelo professor Estevão Maciel; oficinas de montagem de brinquedos com materiais recicláveis e atividades de bordado, além do resgate de brincadeiras populares, compostas por jogos de rebater, bola, futebol de botão e de prego.

Além dessas, serão oferecidas a oficina de Ginástica para a terceira idade e a tradicional contação de histórias, da Tia Nilcéia, embaladas pelo som do mestre de cerimônias oficial do evento, DJ Álvaro Capute.

Projetos

“Dente da gente” leva para as crianças informações sobre saúde bucal (Foto: Victor Marcelino)

Assim como ocorreu em outras edições, o Domingo no Campus vai contar ainda com o Projeto de Treinamento Profissional “Dente da gente: educação em saúde”, realizado por alunos do curso de Odontologia da UFJF. O projeto busca a troca de conhecimentos sobre a saúde bucal, permitindo que os estudantes do curso de graduação da UFJF, contando com orientação dos professores, levem para a população, os ensinamentos necessários para uma boca saudável.

Estará presente ainda o projeto de extensão “Recicle: técnicas sustentáveis e troca de saberes”, conduzido por estudantes da Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF, que buscam conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, preservação do meio ambiente e educação ambiental.

Apresentação especial
Esta edição contará ainda com uma apresentação especial da Banda Escola Maximiano Nepomuceno, composta por 60 adolescentes, que veem na música uma opção de atividade extraclasse, e ainda aprendem tocar instrumentos musicais como flauta doce, trompete, saxofone, Cajon, entre outros.

Com mais de 100 anos de existência, a Banda Escola realiza trabalhos de ensino de instrumentos musicais para crianças e adolescentes da Escola Estadual Adalgiza de Paula Duque, em Lima Duarte.

Conduzidas pelo maestro José Alves de Souza, os jovens da banda utilizam seu tempo livre em uma atividade cultural, realizam apresentações em diversos lugares, além de aprenderem uma profissão. “Eu sempre gostei de música, independente do gênero, estilo, até por influência do meu pai. E na banda eu passei a não só a gostar, mas sim a amar música”, diz Luís de Paula, de 13 anos. “A música hoje é tudo para mim. Eu quero aprender cada vez mais, e fazer da música o meu trabalho”, completa Leonardo Gabriel, 15.