O estudo dos aromas pode ter diversas roupagens e passar por vários âmbitos acadêmicos. É o que pode ser percebido no “Vestindo os Aromas”, curso de extensão gratuito promovido pelo grupo de pesquisa “Interfaces da Moda: saberes e discursos” do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que traça relações entre as culturas do perfume e dos odores com as mais variadas áreas. As aulas ocorrem nos próximos dias 15 e 16, no auditório da Faculdade de Direito, no campus de Juiz de Fora.

Coordenado pela professora do IAD Isabela Monken Velloso, o curso vai contar com 18 palestrantes, entre doutores, mestres, especialistas e graduandos, em debates que vão perpassar áreas tais como como Moda; Literatura; Comunicação; e Arquitetura, com profissionais vinculados a esses diferentes segmentos.

O “Vestindo os Aromas” têm inscrições gratuitas entre os dias 7 e 13 de dezembro, bastando enviar e-mail contendo nome completo, profissão, endereço e telefone para contato para o endereço: vestindoaromas2016@gmail.com. A participação em, ao menos, 75% do curso confere certificado de 16 horas.

A sexta edição do curso

Isabela Monken Velloso: “O que nós estamos fazendo neste curso é a partilha de incursões e pesquisas múltiplas, que têm como convergência a ideia dos cheiros ou da cultura do perfume” (Foto: Arquivo/UFJF)

Doutora em Ciência da Literatura, Isabela pontuou a importância de se realizar o curso que não trata de um assunto tão comum e pretende atingir todos os públicos a partir do compartilhamento de experiências. “O que nós estamos fazendo neste curso é a partilha de incursões e pesquisas múltiplas, que têm como convergência a ideia dos cheiros ou da cultura do perfume. Isso implica dizer que nós não pretendemos, com o curso, oferecer um repertório que esteja fechado à essas incursões. Ao contrário, a ideia do curso é estimular o questionamento, as indagações, as investigações sobre essa grande área do olfato e dos perfumes.”

Realizando a sexta edição do evento, os estudos sobre o olfato foram incentivados nos últimos semestres por meio de pesquisas de iniciação científica, no mestrado e de conclusão de curso, por exemplo. Apesar dessa maior mobilização, Isabela explica que seu grupo de pesquisa não se considera especialista na área. “Nós nos sentimos pesquisadores interessados por essa temática e estamos, nesse curso de extensão, partilhando um processo de contato com a área, sendo esse contato um pouco mais sistematizado de uma jornada que se iniciou em 2010.”

Tratando de curiosidades

Do aroma como componente do paladar aos perfumes e a memória olfativa, o “Vestindo os Aromas” não deixa de discorrer sobre os assuntos curiosos que envolvem a área. Se propondo a atingir a todos que se interessam pelo tema, sejam pessoas academicamente ou profissionalmente com a cultura dos perfumes, a experiência é potencializada com experiências sensoriais e interdisciplinares.

“Esta área é repleta de curiosidades e narrativas interessantes  e, normalmente, apresentamos os perfumes estudados ou abordados para que haja uma experiência sensorial também. Procuramos mostrar a importância do cheiro e a sua relação com a moda – outra área muito cara ao público. É uma pesquisa fascinante. Ninguém sai do curso como entrou”, afirma a coordenadora.

Não só a memória é despertada pelo olfato, mas diversos aspectos da vida são influenciados pelos perfumes. Para Isabela, o curso aborda assuntos pouco explorados, mas que têm importância até mesmo em pontos desconhecidos pela maior parte das pessoas. “Somos uma civilização da imagem que muitas decide pelo cheiro, sem que disso se saiba. Pelo cheiro, escolhemos desde o nosso parceiro, entre outros aspectos, certamente, até mesmo a opção por residir e permanecer ou não em um ambiente. Como o cheiro se configuram como um importante signo de vida, podemos dizer que nenhuma área consegue dele abster-se. Você pode fechar seus olhos, tapar seus ouvidos, mas não pode recusar o cheiro. Ele é irmão primeiro da nossa respiração”.

Confira a programação do dia 15

Confira a programação do dia 16

Outras informações: (32) 2101-3350 (Instituto de Artes e Design)