Objetivo do evento é discutir sobre diversas formas de exclusões e retiradas de direitos e entender qual o papel da Comunicação neste processo (Imagem: Pixabay)

“Mídia e formas de resistência: para declarar os Direitos Humanos” é o tema do evento que acontece nesta quinta-feira, dia 6, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é homenagear os 70 anos da  Declaração Universal dos Direitos Humanos e refletir sobre a temática e sua relação com a mídia.

Organizado pelo Núcleo de Jornalismo e Audiovisual, a iniciativa tem como objetivo discutir sobre diversas formas de exclusões e retiradas de direitos e entender qual o papel da Comunicação neste processo. O evento acontece a partir das 14h e conta com a mesa de abertura “Mídia e racismo institucional”, conduzida pelo membro do Coletivo Práxis Negra e estudante da UFJF, Dayvison Wilson.

De acordo com a coordenadora do Núcleo e professora da Facom, Iluska Coutinho, a proposta é refletir sobre as produções midiáticas e as proposições dos 30 artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada e adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com fins de assegurar e promover direitos considerados inerentes a todos os seres humanos. “É necessário discutir essas questões porque para nós a Comunicação também é um direito. A proposta de falar de mídia e formas de resistência é tentar olhar para a mídia tradicional, mas também pensar fora dela, buscando refletir e criar alternativas.”

A programação conta, ainda, com momentos culturais e apresentação de resultados das pesquisas desenvolvidas por membros do Núcleo, que abordam temáticas como comunicação pública, resistência, representatividade feminina, dentre outras. Para Iluska, “é importante estabelecer o diálogo e promover atividades abertas porque entendemos que as pesquisas que realizamos na Universidade precisam ser divulgadas, ampliadas e impactar a sociedade”.

O evento é gratuito, aberto ao público e não exige inscrição prévia. Confira a programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3601 (Facom-UFJF)