Evento acontece nesta terça, às 9h30, no auditório da Faculdade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Para comemorar os 60 anos da formatura da primeira turma da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece nesta terça, 4, às 9h30, no auditório da Faculdade de Medicina, uma homenagem aos alunos da primeira turma do curso. Sete homenageados receberão uma placa comemorativa, além de relembrarem a história da Famed.

“A Faculdade de Medicina iniciou suas atividades em 1952. Anteriormente, em 1935, uma tentativa de implantação do curso em Juiz de Fora perdurou dois anos e meio, sendo interrompida por razões várias que o inviabilizaram. A primeira turma acabou ingressando em 1953”, conta a atual diretora, Maria Cristina Vasconcellos.

Em 17 de dezembro de 2108, completam-se 60 anos da formatura da primeira turma. O curso já passou por muitas mudanças desde a sua criação. Maria Cristina também ressalta essas transformações. “Nestes 66 anos de história, a Faculdade de Medicina passou por mudanças curriculares e de endereços, sempre no intuito de aprimoramento do ensino, da pesquisa e da extensão. Hoje o curso recebe 180 alunos anualmente, em duas entradas semestrais. Nosso currículo é nuclear, integrado, possibilitando a criação de espaços para maior discussão sócio-humanística, bem como para o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem ativo e centrado no estudante”, enfatiza. “Toda esta estrutura permite aos nossos alunos uma formação sólida, cujo êxito é comprovado no expressivo número de aprovações em processos seletivos de residências médicas e em carreiras médicas reconhecidas em todo país.”

Resgate
O evento desta terça busca resgatar a história do curso. A programação será iniciada com um vídeo institucional, gravado com os homenageados. Logo após será iniciada uma mesa de honra, composta pelo reitor Marcus David, pela diretora Maria Cristina, pelo presidente da comissão organizadora do evento, Áureo Delgado, e por um representante do Diretório Acadêmico da Faculdade.

Para Delgado, é tempo de relembrar. “É um evento para marcar os 60 anos da primeira formatura e contar um pouco da história do curso de Medicina. Vamos reunir os alunos da primeira turma que ainda estão vivos e presentear com uma placa comemorativa”. O presidente do Diretório acadêmico, Daniel Nolasco, ressalta que a comemoração “é de grande importância, pois é uma forma de a Faculdade valorizar a sua história e dos seus ex-alunos”.

Um dos homenageados, José Carlos de Castro Barbosa, é também autor do livro “Criação da Faculdade de Medicina de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora: um recorte na nossa história”. O livro, que estará disponível para compra, conta a história de forma detalhada. “A criação da Faculdade, além de ter sido a primeira em Minas Gerais fora de Belo Horizonte, deu base para uma grande campanha para a criação da Universidade em 1960. No meu livro, conto essa sequência, desde as primeiras tentativas de se criar uma Faculdade de Medicina, passando pela criação dela em 1953 e pelos anos iniciais de funcionamento, até a criação da UFJF. Esse livro tem uma grande importância para a memória porque acompanhei e depois ingressei na primeira turma de Medicina, o que narro com detalhes”.