Estão abertas as inscrições para o  6º curso de verão em Ecologia que acontecerá  entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019. O curso é gratuito e oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia do curso de Ciências Biológicas (PPgecol) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Interessados devem preencher o formulário on-line até o próximo dia 14, e será conferido certificado aos participantes.

O curso terá dois módulos, sendo que o primeiro será realizado pela manhã, aberto ao público em geral com palestras e mesas-redonda. O segundo ocorrerá no turno da tarde, com total de 25 vagas, sendo os inscritos selecionados de acordo com as respostas do formulário de inscrição. As vagas neste módulo serão preenchidas preferencialmente por alunos mais avançados na graduação ou que demonstrem interesse em ingressar na pós-graduação. Estão previstas nesta etapa, oficinas sobre a elaboração de projetos de pesquisa e divulgação científica, visitas técnicas ao laboratório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e ao Jardim Botânico.

A doutoranda do programa e uma das organizadoras do evento, Samyra Furtado, ressalta que, nesta edição, o curso está mais dinâmico, voltado para a vida acadêmica dos discentes. “O foco é auxiliar os alunos que pretendem seguir na carreira academia e tirar dúvidas daqueles que ainda não decidiram. Para isso, iremos seguir os passos de uma pesquisa, desde a ideia e a teoria, passando pelo desenvolvimento do projeto, a execução em campo e laboratório, análise e desenvolvimento dos resultados e divulgação.”

A proposta do curso é trabalhar com duas linhas de pesquisa da pós-graduação: Biodiversidade e  biologia da conservação; Processos ecológicos e ciclagem de nutrientes.

O coordenador do Mestrado e Doutorado em Ecologia, Nathan Barros, ressalta que o objetivo do curso é oferecer aos doutorandos uma possibilidade de desenvolver a atividade docente, com a supervisão de um professor do PPgecol. “É, ainda, uma oportunidade para que os alunos de fora do programa tenham acesso a tudo o que é realizado em nossas atividades, além de conhecer nossas dependências e áreas de atuação.”

Outras informações: (32) 2102-3227 (Programa de Pós-Graduação em Ecologia-UFJF)