“Por que Design é linguagem?” Esse é o nome do livro do professor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Juiz de Fora (UFJF), Frederico Braida, selecionado para compor a exposição do 32º Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo. O livro aborda, a partir de autores do campo da Comunicação, da Semiótica, do Estudo das Linguagens e da Linguística, o Design como fenômeno de linguagem. A obra é resultado de cinco anos de pesquisa de doutorado e pós-doutorado. A exposição segue até 10 de fevereiro de 2019 e é o principal prêmio de Design no Brasil.
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pela instituição vinculada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e está em sua 32ª edição. A premiação visa a revelar novos talentos e a incentivar a produção sobre o design nacional, além de reconhecer o trabalho de profissionais e empresas. A exposição conta com 50 peças premiadas e 70 selecionadas. Os trabalhos incluem produtos de design, livros, além de relatórios de pesquisas não publicadas.
A segunda edição do livro foi financiada pela lei de Incentivo à Cultura e lançada pela Editora UFJF. No livro foram feitas adequações quanto à linguagem a fim de facilitar o acesso, mantendo o repertório de autores que fundamentam a pesquisa. Segundo Braida, o reconhecimento compensa todo o trabalho. “Mesmo não tendo sido premiado, dentro de um universo de 663 trabalhos enviados, ter sido selecionado é uma honra e um reconhecimento de fato. Ficamos muito felizes e gratos pelo trabalho que a gente realiza. O dia a dia da pesquisa é muito árduo, às vezes é solitário, é caro, é demorado, mas a gente se sente muito orgulhoso e feliz ao sentir que o trabalho da pesquisa valeu a pena.”
Outras informações: Museu da Casa Brasileira