Professora_Ana_Barbosa_e_aluna_Arquitetura_mapa_quintais_Foto_Twin_Alvarenga_UFJF

Equipe de pesquisa faz levantamento histórico da paisagem urbana de Juiz de Fora e analisa distribuição de quintais (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pretende identificar quintais em Juiz de Fora, avaliar o estado em que se encontram e listar critérios para manter a qualidade e a conservação deles.

O estudo, coordenado pela professora Ana Aparecida Barbosa, pode contribuir para a elaboração de planos setoriais de planejamento urbano, com recomendações para cada área da cidade, conforme diretrizes do novo Plano Diretor de Juiz de Fora, a ser aprovado.

No primeiro ano da pesquisa, o foco é a região de planejamento Centro – divisão do Plano Diretor que engloba mais de 60 bairros, como Alto dos Passos, Poço Rico, Bairu, Mariano Procópio e Dom Bosco. Uma das primeiras atividades é comparar o estado atual dos quintais, por meio de imagens de satélites, com mapas, fotos e desenhos selecionados desde 1853.

O trabalho tem entre os objetivos verificar como a paisagem urbana foi se alterando, a partir do desenvolvimento da cidade, com  foco em quintais ocupados por vegetação ou vazios, em casas, prédios públicos e privados, fábricas e outros estabelecimentos. A partir dessa constatação, é possível apontar locais com pouca presença de quintais, recomendar a conservação deles, indicar melhor distribuição paisagística e contrapartida ecológica. “Atualmente há visão integrada de paisagem, considerando os componentes naturais e culturais em conjunto, não mais separadamente.”

O jardim, a horta ou mesmo áreas vazias permitem que a água se infiltre no solo, contribuem para a formação de corredor ecológico para a fauna, trazem conforto ambiental  e podem remeter a vínculos afetivos, históricos e de identificação das pessoas com o bairro ou a cidade. “Só há vantagens em mantê-los”, sintetiza Ana Barbosa. Ressalva, no entanto, que o projeto paisagístico não é estanque, transforma-se no decorrer da história. Ao mapear os quintais, “é possível requerer contraponto ambiental quando for preciso adensar uma área”.

Transformação

mapa quintais juiz de fora

Trecho próximo ao Parque Halfeld em diferentes períodos morfológicos (Reprodução/Paula Esteves/UFJF)

A imagem acima ilustra a transformação de trecho próximo ao Parque Halfeld, no fim do século XIX e na atualidade. “Percebe-se que as áreas caracterizadas como quintais, aquelas não edificadas nos lotes ou quadra, são significativamente reduzidas em relação à sua origem. Essa realidade evidencia a importância da permanência delas, tanto para a qualidade de vida das pessoas que habitam e circulam na região, quanto para a manutenção desses espaços em suas diferentes relações para as gerações futuras, colaborando para uma adequada conservação urbana.”

A professora cita também como exemplo o parque histórico do Museu Mariano Procópio, que exerce papel preponderante no equilíbrio urbanístico e ecológico local. Mas, segundo Ana Barbosa, está ocorrendo adensamento urbano no entorno, com a inserção de novos conjuntos habitacionais, parcelamento do solo e outras formas de urbanização.

O projeto ainda ajuda, segundo a professora, os alunos a compreenderem o impacto da atividade profissional dos arquitetos e urbanistas para a coletividade.