O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi selecionado como um dos seis melhores entre os 830 CEPs de todo o país. Foi apresentada uma síntese da rotina de apreciação ética de protocolo de pesquisa, à luz da resolução CNS nº 510/2016. A Comissão selecionou propostas que propiciam a maior diversidade na análise de protocolos de pesquisa, visando oportunizar a troca de experiência durante o encontro e o compartilhamento das conquistas e dos desafios da rotina da apreciação ética.

Representantes da Universidade apresentaram a experiência no último dia 26, no V Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (Encep), em Brasília. Em meio às dificuldades encontradas nas análises de projeto de pesquisa das Ciências Humanas e Sociais, evidenciadas pela falta de configuração técnica do sistema da Plataforma Brasil para atender às características específicas dessas áreas, o CEP/UFJF se destaca pelo uso de estratégias para superar as complicações.

O Comitê estimula ações pedagógicas, como a elaboração de palestras para cursos interessados, sobre normas, diretrizes e operacionalização geral para submissão de projeto de pesquisa no Sistema da Plataforma Brasil. O objetivo é atingir a maior quantidade de estudantes e pesquisadores que venham a desenvolver pesquisas que envolvam seres humanos, esclarecendo dúvidas e os procedimentos necessários para a submissão de projetos, além de capacitação e reciclagem aos relatores e ampla divulgação das normativas nos meios de comunicação digital.

Segundo a secretária executiva do CEP/UFJF, Maria Lucia Carmona, o mérito é fruto da dedicação coletiva. “Destaco a competência de toda equipe, pois não é um mérito individual, mas sim um esforço de todo o colegiado multidisciplinar que representa o Comitê de ética. É um trabalho voluntário em que todos se dedicam ao máximo para fazer uma interpretação correta das normas e diretrizes que seguimos em nível nacional.”

Outras informações: (32) 2102-3784 (Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa)