A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de uma parceria entre a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e a Procuradoria Federal junto à UFJF, irá promover um curso de capacitação aos servidores a fim de esclarecer sobre os trâmites de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), nos próximos dias 29 e 30. As inscrições estão disponíveis na plataforma Siga até o próximo dia 28 ou até completarem o número de vagas disponíveis.

A procuradora-chefe federal junto à UFJF, Adriana Menezes, explica que o curso é importante uma vez que docentes e técnico-administrativos (TAEs) poderão conhecer as etapas de um PAD. “Conhecer como e quando estes processos podem ser instaurados, tirar dúvidas sobre os procedimentos e quais os limites das investigações é de grande valia para os servidores, afinal todos que atuam nos serviços públicos da UFJF podem estar sujeitos a um PAD”.

O curso será ministrado pelo procurador federal junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jezihel Pena Lima, há 14 anos na Advocacia Geral da União, sendo  parte deste período dedicado à consultoria em universidades. De acordo com Adriana Menezes, “o procurador pretende fazer o curso de maneira mais prática. Estamos pensando em acessibilidade”.

 Adriana ressalta como o curso pode auxiliar um servidor, caso seja indiciado por um PAD promovendo, por meio de conhecimento técnico, aprimoramento de sua defesa. “Se o servidor conhece como é constituído, pode analisar se o processo está sendo bem conduzido ou não”, complementa.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, o curso é importante porque contribui para que os servidores possam desempenhar melhor suas funções na Universidade, podendo orientar também seus parceiros de trabalho sobre procedimentos técnicos da instituição. “Quanto mais o servidor tiver conhecimento dos serviços que são produzidos dentro da Universidade, melhor para o servidor e para seus colegas de trabalho”.

Outras informações: (32) 2012-3937 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)