O Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, entre esta segunda e sexta-feira, dias 26 a 30, a professora investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e professora na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, Maria Inácia Rezola. Neste período, serão realizadas atividades internas com alunos e professores, além do curso  “Portugal Contemporâneo – o longo caminho para a democracia”, que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28, e da conferência “Punir ou perdoar? A difícil gestão do passado ditatorial no Portugal democrático”, que acontece no dia 29. A parceria é resultado do edital para recepção de pesquisador do exterior.

O evento é aberto à comunidade e está sendo organizado pelo professor Leandro Pereira e pelo coordenador do PPGHIS, Fernando Perlatto. Para Pereira, “a visita da professora Maria Inácia será de enorme importância para o Programa. Esse intercâmbio amplia as práticas e os processos de internacionalização e fortalece os vínculos institucionais entre a UFJF, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Politécnico de Lisboa. A presença da pesquisadora será de grande valia para os discentes, sobretudo para aqueles que se dedicam a pesquisas vinculadas à história do século XX”.

O curso “Portugal Contemporâneo – o longo caminho para a democracia” acontece nos dia 27, na sala C-II-01, e no dia 28, na sala C-I-03, das 14h às 17h, do Instituto de Ciências Humanas. Já a conferência “Punir ou perdoar? A difícil gestão do passado ditatorial no Portugal democrático” acontece no dia 29, às 19h, na sala sala A-I-12.

As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço de e-mail: inaciarezolauufjf@gmail.com e para participar da conferência não é necessária fazer uma inscrição prévia. Os participantes receberão certificado de participação.

Outras informações: Página do evento