A Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza entre os dias 26 de novembro e 10 de dezembro uma campanha de rastreamento de diabetes. Os atendimentos ocorrem entre 7h30 e 18h30 na farmácia, localizada próxima ao pórtico norte do campus. O evento tem o objetivo de oferecer atendimento gratuito a todos os pacientes que não tenham o diagnóstico confirmado da doença. Os interessados devem procurar a farmácia e agendar sua consulta para participar do rastreamento.

Segundo a farmacêutica da Farmácia Universitária, Fernanda da Silva Mendes, a intenção é identificar fatores de risco em pacientes de 20 a 79 anos. “Fazemos  algumas perguntas relacionadas à genética da família, hábito alimentar e se faz ou não atividades físicas. Depois dessas primeiras perguntas, enquadramos os pacientes em um risco, que pode ser baixo, moderado ou alto, e orientamos a procurar atendimento especializado.”

O vice-diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silva Silvério, destaca a importância da campanha diante de dados apresentados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). “Um estudo realizado em 2017 apontou que mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolver a doença. O objetivo é contribuir para a identificação do diabetes nos pacientes e encaminhá-los para o tratamento.”

A expectativa é que mais de 80 atendimentos sejam realizados nos 10 dias de campanha. No total, mais de 400 farmácias participarão da iniciativa que faz parte do Novembro Diabetes Azul, com ações de conscientização sobre prevenção e tratamento da enfermidade em todo o país. Os dados coletados servirão de análise, com o intuito de construir políticas de prevenção da doença.

Na UFJF, a iniciativa é organizada pelos professores da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério e Alessandra Esther, juntamente com farmacêuticos, residentes dos programas de Farmácia e alunos de graduação do mesmo curso.

Outras informações: (32) 2102-3156 – Farmácia Universitária