Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou a prática de professores de geografia na educação de alunos surdos nos últimos anos do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido e apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela acadêmica Ana Paula Santos Machado.

No trajeto da pesquisa, Ana Paula observou os trabalhos de 7 professores de escolas da rede municipal, especificamente na interação com alunos surdos durante o ensino de geografia.  Entre as iniciativas analisadas, estão a prática da língua de sinais, bem como a utilização de outros recursos, como o uso de imagens. A acadêmica destaca que o estudo é importante, pois, muitas vezes, os profissionais da educação se pautam numa didática inadequada para os deficientes auditivos: “recursos imagéticos por exemplo, estão sendo utilizados de uma forma não pensada, sem considerar o conhecimento que o aluno tem, juntamente com sua cultura e identidade.” Ela afirma que, apesar das gravuras e até filmes serem muito empregados no ensino dos surdos por causa dos elementos visuais, muitas vezes não são uma ferramenta totalmente eficaz, pois “somente mostram o que é, o que está em análise, mas não ensinam toda a sua conceituação”.

Ana Paula enfatiza que existe necessidade de pesquisas nos anos finais do ensino fundamental, principalmente na educação dos surdos. Ela ressalta que trata-se de uma área que requer ainda mais atenção das políticas públicas e que os professores não podem ser considerados culpados das fragilidades existentes nos processos educacionais: “porém é preciso entender que eles precisam de orientação para desempenhar um trabalho adequado”, alerta.

O orientador da pesquisa, professor Cassiano Caon Amorim, reitera que a dissertação traz elementos importantes para a Universidade e para a gestão de escolas que tenham professores que trabalham ou irão atuar com pessoas surdas. A pesquisa, segundo ele, indica quais são as necessidades e carências formativas para o setor. Nesse contexto, Cassiano sublinha que o estudo aponta “onde há necessidade de mudanças para que os professores sejam habilitados, ainda em suas formações universitárias, para atender alunos surdos nas salas de aula.”

Contatos:
Ana Paula Santos Machado
anasjf@gmail.com

Cassiano Caon Amorim (orientador – UFJF)
cassianoamorim@hotmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Cassiano Caon Amorim (Orientador – UFJF)
Profa. Dra. Katiuscia Vargas (UFJF)
Profa. Dra. Ana Rosa Picanço (UFJF)
Profa. Dra. Adriana Carvalho (UFRRJ)

Outras informações: (32) 2102 – 3665 –  Programa de Pós Graduação em Educação