Peterson Andrade, diretor geral do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, abriu a reunião com informes sobre o andamento dos seguintes temas: construção do imóvel no bairro Santa Rita para abrigar atividades dos cursos de farmácia e nutrição e locação de espaço para as clínicas que abrigarão o curso de Odontologia. Informou ainda que o processo para aquisição de imóvel da Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV) encontra-se em análise pelo Governo Federal.

Destacou a contratação de seguranças para a Sede Administrativa e o andamento do processo de aquisição de placas de identidade do campus GV no Pitágoras, no imóvel em que fica localizado o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS) e na Sede Administrativa. Expectativa é que as placas comecem a ser instaladas a partir de janeiro de 2019.

Peterson ressaltou ainda a criação do Manual de Gestão e Fiscalização dos Contratos que já está disponível para consulta pela comunidade acadêmica e a composição de um Grupo de Trabalho para a discussão sobre a infraestrutura necessária para os programas de Pós-Graduação da UFJF-GV. Salientou que solicitou uma visita de representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas ao campus avançado para tratar de algumas demandas dos servidores e setor de gestão de pessoas do Campus.

Peterson informou também sobre a criação de um fluxo de demandas para a Comissão de Acessibilidade do Campus e sobre um evento sobre “Acessibilidade no Ensino Superior” que será no dia 10/12/2018 em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Governador Valadares.

O conselheiro Diener Piske, representante do Núcleo de Tecnologia da Informação, pediu a palavra para explicar que a aquisição de softwares que seria feita com recursos superavitários do campus GV, uma demanda do Conselho Gestor, não autorizada pela Pró-Reitoria de Planejamento. Após longo debate, foi deliberado que o Conselho Gestor encaminhará um documento para a Reitoria solicitando o ressarcimento deste recurso para o próximo ano.

Em seguida o professor Fabio Pieri, coordenador acadêmico do campus e vice-diretor, falou sobre a abertura do edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica exclusivo do campus GV e da aprovação pela Capes do Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde.

Após os informes, a primeira pauta consistiu na proposta de aprovação das atas das Reuniões Extraordinária de 28 de maio de 2018, Ordinária de maio de 2018 e Ordinária de julho de 2018. As três atas foram aprovadas.

O próximo item tratou da redução do número de vagas do curso de Fisioterapia de 60 para 30 vagas novas anuais.  Segunda Cristina Martins Coelho, coordenadora do curso, a redução é necessária em razão do pequeno número de docentes. Destacou que o departamento procurou outras alternativas para um melhor equilíbrio da relação aluno-professor, dentre as quais a contratação de novos docentes, mas não obteve sucesso junto à Reitoria e ao Ministério da Educação. Ressaltou que o Departamento de Fisioterapia do campus sede conta com 18 docentes para 40 estudantes ingressantes por ano e que o campus Governador Valadares tem 15 docentes para 60 estudantes ingressantes por ano.  A proposta foi aprovada pelo Conselho Gestor por unanimidade e agora será encaminhada ao Conselho Superior da universidade.

Em seguida, foi aprovada a sequência do andamento do processo de locação de imóvel para o Departamento de Ciências Básicas da Vida e para a Biblioteca Central.

A última pauta tratou da proposta de iniciar o processo de procura de imóvel que contemple atividades práticas dos cursos de Fisioterapia e Nutrição. De acordo com a chefe de Departamento de Fisioterapia Ludimila Forechi, o local em que funciona atualmente a clínica-escola será insuficiente, uma vez que a tendência é que aumente o número de estagiários  no espaço durante o próximo ano letivo. Já Leandro Cardoso, chefe de departamento da Nutrição, destacou que o curso precisará de mais espaços para os estágios enquanto ocorre a construção da clínica no bairro Santa Rita. A proposta foi aprovada.