No primeiro dia, 54 profissionais participaram da capacitação (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O Programa de Extensão de Combate à Indução de Demanda por Cesariana (Procidec) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza em novembro um projeto de capacitação de agentes comunitárias de saúde sobre os cuidados com mulheres grávidas. O foco é instruir mulheres atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das comunidades de Juiz de Fora, com o objetivo de formar doulas e levar mais informação às gestantes, evitando cesarianas desnecessárias.

O programa é liderado pelo professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Mateus Costa, e pela professora da Faculdade de Enfermagem, Erika Andrade, responsáveis pelo planejamento e pela idealização das ideias. Segundo Costa, médicos, enfermeiros, nutricionistas e doulas – todos voluntários – ministram ensinamentos de caráter téorico e prático. “A doula não pode ser confundida com um médico ou enfermeiro. Ela não faz serviço técnico de Medicina ou Enfermagem. É uma profissional que dá suporte informacional, físico e emocional à mulher grávida”, explica Costa.

Os quatro encontros previstos ocorrem em dois momentos. O primeiro, teórico, ocorreu nesta quinta-feira, 22, e segue nesta sexta, 23. O treinamento teórico e prático ocorre entre os dias 29 e 30, no auditório da Faculdade de Serviço Social. A participação é gratuita e confere certificado.

No primeiro dia de evento, 54 profissionais participaram do curso. Agentes comunitárias de 63 UBS de Juiz de Fora foram chamadas a participar. A professora Erika Andrade avalia a reação das participantes ao evento. “Dá para perceber que elas estão muito felizes de virem à Universidade, trabalhar com a gente. Normalmente, nós que levamos os alunos até os bairros mas, dessa vez, elas conseguem ver que este espaço aqui também é delas.”

As inscrições para a capacitação não estão mais abertas, pela necessidade de cumprimento de 100% da carga horária. Os organizadores planejam abrir o evento novamente no próximo semestre para mulheres de baixa renda que estão nas comunidades.

*atualizada às 21h26 de 22 de novembro de 2018.