*atualizada às 14h45 de 23 de novembro de 2018

A Colação de Grau Unificada do segundo semestre letivo de 2018 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro no Cine-Theatro Central. Ao todo, 1.314 alunos participarão da cerimônia, com exceção dos graduandos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os horários e datas de cada curso já podem ser conferidos.

A coordenadora do cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional, Ana Paula Dutra, orienta que os formandos cheguem com uma hora de antecedência ao local para assinatura do termo de comparecimento do CDARA – Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos. Além disso, o tempo é destinado a vestimenta das becas, a realização das fotos e organização da fila. “É importante que os estudantes cheguem dentro do horário estimado para assegurar a presença em todas as etapas, evitando atrasos”, diz.

Para a solenidade, os estudantes têm direito a cinco convites, sendo dois destes vips – com localização na galeria lateral do Theatro -, que estarão disponíveis para retirada na Diretoria de Imagem Institucional, com data a ser divulgada. A cerimônia é dividida em dois dias, com horários distintos para os grupos de cada curso de graduação. Veja na tabela abaixo a disposição.

Datas e horários das cerimônias

Reunião com os representantes

Ana Paula alerta, ainda, para que os representantes de turma de cada curso compareçam a reunião no dia 30 de novembro, das 14h às 16h, na Diretoria de Imagem da UFJF, onde serão passadas as orientações gerais. Além disso, nesse momento serão definidos – por meio de sorteio – a escolha do orador de cada solenidade e, também, a indicação do juramentista dos cursos. Cada reunião terá a duração de 15 minutos e segue a ordem das cerimônias.

Enade

Os formandos de cursos que passarão por avaliação do Enade neste domingo, 25, terão cerimônia de colação de grau em janeiro, em data a ser definida. A Pró-reitoria de Graduação alerta que o comparecimento no Enade 2018 e o preenchimento do questionário do exame são etapas obrigatórias para a colação de grau em janeiro.