Obra foi definida depois de reuniões com a comunidade (Foto: Twin Alvarenga)

A Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está realizando obra na escadaria que permite acesso direto entre o campus e o Bairro Dom Bosco.

A pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janizete Marques lembra que a escada existe desde antes da construção do campus e possui apenas uma parte de degraus concretados. “Estamos completando a escada até o bairro. Colocaremos corrimão e iluminação, melhorando a acessibilidade e a segurança dos moradores que passam pelo local.”

Para a construção, a equipe responsável fez reuniões com representantes do bairro Dom Bosco para ouvir e atender as necessidades da comunidade da melhor forma possível. Ao término da construção, os moradores do bairro realização grafites e pinturas no acesso. Essa ação é uma das formas de integração entre o bairro e a Universidade. A obra é completamente realizada com recursos destinados por emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG).

“A Universidade respeita essa história que o bairro têm, do significado desse acesso  para a população que mora no Dom Bosco e que passa por dentro da Universidade para acessar outras vias da cidade. É um espaço utilizado, também, por trabalhadores da Universidade que moram no bairro e que ali têm um espaço mais fácil para chegar ao trabalho”, ressalta a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra. Segundo ela, a melhoria do acesso é um marco da Universidade de respeito à história da comunidade, “um caminho que foi construído por ela e que a Universidade não somente reconhece, mas trabalha para que a comunidade tenha facilidade e condições adequadas de acesso, não somente ao campus, mas também a toda cidade, porque o campus é um espaço público e a comunidade do Dom Bosco são nossos vizinhos”.

Para os moradores do bairro, a melhoria do acesso é importante e necessária. O fotógrafo e membro da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) em prol da comunidade do Dom Bosco, Samuel Fernandes, diz que essa obra ajuda na integração com a comunidade acadêmica. “A revitalização do espaço primeiramente resulta em uma aproximação maior com a Universidade. Essa melhoria vai ajudar muito porque o espaço é de terra e quando chove não tem como utilizar. E, à noite, por falta de iluminação adequada, impede o acesso do morador. Ter um corrimão para o idoso também vai ajudar muito, porque quem mais utiliza ali são pessoas mais velhas que pegam ônibus no ponto localizado perto do Corpo de Bombeiros.” A opinião é compartilhada por outro morador, nascido e criado no Bairro Dom Bosco, o educador social Gleison Martins: “As melhorias vão facilitar, principalmente, o acesso dos mais idosos, tornando até mesmo menos perigoso, pois quando chove fica muito escorregadio”.

Outras informações: (32)2102-3712 (Pró-reitoria de Infraestrutura)