Entender quais fatores intraescolares são responsáveis pelo bom desempenho em matemática de alunos de uma escola pública foi o que motivou a pesquisa de mestrado do professor Hélder Lomba Aguiar. O estudo foi realizado e apresentado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública,oferecido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O objetivo da pesquisa foi investigar os fatores que podem influenciar positivamente o desempenho escolar no conteúdo de matemática de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual situada na cidade de Cataguases. De acordo com Aguiar, a escola escolhida para análise sempre apresentou resultados acima da média do estado de Minas Gerais nas avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) nos conteúdos de matemática, e isso lhe chamou a atenção. A ideia do estudo foi compreender quais práticas desenvolvidas na escola impactam e influenciam o desempenho escolar dos alunos.

O professor de matemática, que também é diretor de uma escola pública, conta que o trabalho foi importante para compreender as práticas pedagógicas que podem ser implementadas em outras instituições de ensino do país para que os alunos também tenham um bom desempenho, sobretudo na área de exatas. “Quando se fala em matemática muita gente pensa que só gênios conseguem bons resultados. O que não é verdade. Durante a pesquisa identificamos alguns fatores que também implementei na escola em que trabalho e já geraram um rendimento melhor do que nos anos anteriores”.

Para analisar os elementos sobre a gestão escolar e os aspectos da relação professor/aluno que podem impactar o desempenho dos estudantes, a pesquisa se pautou em diferentes metodologias, como observação, grupos focais, entrevistas e questionários. Como principal fator observado, o pesquisador ressalta a continuidade do trabalho. “Uma das coisas que notei foi a interação entre os docentes da área. Há uma reunião em que cada professor passa para os outros colegas até que ponto cumpriu o planejamento e em quais conteúdos parou. Assim, quem assume a turma no ano seguinte pode dar continuidade. Existe um trabalho longitudinal, com começo, meio e fim”.

De acordo com o pesquisador, o trabalho é relevante pois destaca uma gestão escolar que propicia resultados significativos nas avaliações externas. “Muitas pesquisas são feitas com base em problemas  encontrados nas escolas e na área da educação. E minha proposta foi o contrário, busquei destacar a qualidade”. Sendo assim, ele acredita que os resultados podem auxiliar outros professores na busca por melhores desempenhos na área de matemática.

Para o orientador do trabalho, professor Marco Aurélio Kistemann Júnior, o estudo de caso realizado na pesquisa foi importante na produção de dados, que legitimam a investigação. Kistemann destaca que as propostas apresentadas pelo pesquisador e as conclusões obtidas “propõem sugestões para que as escolas possam, além de terem resultados nas avaliações externas, proporcionar  aprendizagem significativa dos conteúdos escolares. Nesse quesito, a gestão escolar, a comunidade e os estudantes devem estar afinados com um objetivo comum: a aprendizagem”.

Contatos:
Hélder Lomba Aguiar (mestrando)
lombaaguiar@gmail.com

Marco Aurélio Kistemann Júnior (orientador – UFJF)
kistemann1972@gmail

Banca examinadora:
Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Luiz Flávio Neubert (UFJF)
Prof. Dr. Glauco da Silva Aguiar (Fundação Cesgranrio)

Outras informações: 0800 7273 141 – Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública