O pesquisador da UFJF, Rodrigo Weber, rodeado pelos convidados norte-americanos Flavio Fenton e Elizabeth Cherry (Fotos: Maria Otávia Rezende)

Combinando matemática, computação e biologia, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe os professores Flavio Fenton (Georgia Tech, EUA) e Elizabeth Cherry (Rochester IT, EUA) para compartilharem seus conhecimentos sobre como a tecnologia pode auxiliar no tratamento de doenças cardíacas. Além das palestras que ocorrem nessa quarta-feira, 21, os professores estarão na UFJF durante uma semana, oferecendo cursos e workshops para estudantes de diferentes áreas, interessados em conhecer essas novas tecnologias.

Elizabeth deverá falar sobre a abordagem computacional para o tratamento de arritmias cardíacas, enquanto Fenton compartilhará os avanços na análise de células e tecidos cardíacos utilizando simulações computacionais. “Nós trabalharemos com novas maneiras de acessar mais eficientemente o hardware dos computadores, possibilitando simular sistemas complexos (como o cardíaco). Uma coisa interessante sobre os sistemas complexos matemáticos que utilizamos nessas simulações é sua proximidade com os sistemas biológicos e sua aplicação na saúde”, explicou o professor.

Conforme Elizabeth, o programa desenvolvido por seu colega se destaca por sua acessibilidade para diversos usuários, podendo ser utilizado através de um computador doméstico ou até mesmo de um celular. “É um programa mais prático, que pode ser utilizado por médicos, sem necessitar de nenhum conhecimento em programação.” Esse sistema, apontam os professores, pode auxiliar na compreensão de problemas cardíacos, tanto no tratamento de pacientes, quanto na formação de novos médicos.

O professor Rodrigo Weber (UFJF) — pesquisador do Programa de Pós-graduação em Modelagem Comunicacional (PPMC) e responsável pelo convite aos pesquisadores americanos — comentou que a visita de Elizabeth e Fenton representa o início de uma aproximação entre as três instituições.

A visita dos dois pesquisadores — de reconhecimento internacional na área de modelagem biomédica — fortalecerá nossos projetos de pesquisa e colaborações bilaterais. Além disso, os projetos em desenvolvimento atuam sobre questões abertas da ciência básica, assim como contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias para saúde. Dessa forma, temos certeza que essa visita contribuirá muito, tanto para a busca da excelência acadêmica da UFJF, quanto para o desenvolvimento de novas oportunidades e soluções para a nossa sociedade.”

A participação nos eventos é gratuita e aberta a todos os interessados.