O combate e o tratamento do câncer em animais de pequeno porte são alguns dos temas do Simpósio de Oncologia de Cães e Gatos, a ser realizado nos dias 23 e 24 de novembro, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é organizado pelo Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária, pela Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais (Lapet) e está com inscrições abertas.

Abordando desde nutrição do paciente até quimioterapia, o evento trata de diversos pontos da especialidade para atender a demanda que tem surgido. Com o aumento da longevidade dos animais domésticos, a medicina veterinária tem trabalhado frequentemente com tratamentos de câncer.

Entre os assuntos a serem abordados estão prognósticos de neoplasias mamárias, as múltiplas formas de apresentação de linfomas, cirurgia reconstrutiva em oncologia animal e quimioterapia. São esperados pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), da UFJF e clínicos que atuam no mercado juiz-forano. A programação completa pode ser acessada aqui.

O membro da comissão organizadora, tutor da Lapet e professor do Departamento de Medicina Veterinária, Leonardo Lara e Lanna, informa que a ideia do evento surgiu da percepção dos alunos. “Os estudantes perceberam a alta procura por tratamentos de câncer em cães e gatos e então resolvemos aprofundar os estudos na área.”

Os ingressos estão à venda a partir de R$ 40. As inscrições podem ser feitas neste link.