Atividades desenvolvidas na Escola Normal foram apresentadas em Bogotá (Foto: Arquivo pessoal)

Atividades desenvolvidas na Escola Normal foram apresentadas em Bogotá (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) foi diplomado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e pelo Banco Mundial. O reconhecimento se deu em evento realizado em Bogotá, na Colômbia, por meio da participação do professor do Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora, Marcílio Dias Henriques.

O objetivo do Pibid é estimular a formação de professores no país, aproximando os discentes de licenciatura das salas de aula da rede pública de ensino. Na UFJF, atualmente 216 bolsistas de iniciação à docência fazem parte do programa.

Henriques levou sua experiência como supervisor do Pibid na área Matemática no Instituto Estadual, mais conhecido na cidade como Escola Normal. Na escola, os bolsistas participam de todas as etapas de construção do projeto. “A partir da demanda dos estudantes, criamos aulas com metodologias específicas e diferentes do tradicional. Para isso, escolhemos conteúdos de acordo com a demanda dos alunos, contando com o apoio de professores, inclusive de outras disciplinas.”

As ações do projeto no Instituto acontecem desde 2012 e são elaboradas, segundo Henriques, com foco na inovação. “O objetivo é que estudantes possam ter a oportunidade de aprender matemática de maneira inovadora, como a partir de jogos e um laboratório sustentável de matemática e arte. Ganhamos esse espaço privilegiado na escola: arte para ensinar matemática.”

Para o coordenador do projeto de Matemática da UFJF no Pibid, Marco Antonio Escher, as ações desenvolvidas têm essencial importância na formação de professores. Ele explica que o trabalho proposto sistematiza a prática dos licenciandos com uma organização diferenciada da proposta por disciplinas da grade curricular.

“Os estudantes vivenciam no projeto não só a sala de aula, mas a escola como um todo. Na universidade estamos repletos de teoria sobre a sala de aula, sobre o dia-a-dia escolar. É no confronto entre o ideal e o real que se faz o conhecimento. A aula que preparo e os efeitos que ela terá ou, até mesmo, os rumos diferentes que pode tomar possibilitam a criação de algo novo.”

Escher enfatiza ainda que, assim como Henriques, outros supervisores de projetos são egressos do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFJF. O que, segundo ele, “é muito importante, pois cumpre um dos maiores objetivos do programa que é formar professores para a sala de aula. Além disso, esses profissionais conseguem ver a possibilidade de fazer pesquisa dentro da própria prática”.

Durante o evento, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, Henriques pôde divulgar e debater as ações do projeto, a partir de seus êxitos e dificuldades. “Foram surpreendentes a receptividade e o interesse pelo nosso trabalho e pelo Pibid. É um programa muito bem sucedido, que apoia projeto exitosos, com centenas de registros e publicações, mas que infelizmente corre o risco de ser extinto em breve.” Neste ano, o Governo Federal reformulou o programa, que é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Henriques foi um dos 13 convidados a debater e expor seus projetos e, segundo ele, foi o único professor de ensino básico a falar e compor a mesa de debates.

O evento

O 1º Taller Regional de Innovación en la Formación Docente integra as ações do Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão de Ensino na América Latina e no Caribe (Predalc). O evento recebeu representantes de diversas organizações e ministérios de Educação de mais de 17 países. Foram diplomados 33 projetos, selecionados em um universo de 130 inscritos, com propostas inovadoras para a formação de professores na América Latina e no Caribe.

O objetivo principal do Predalc é orientar e apoiar o desenvolvimento de ideias inovadoras no campo da formação inicial e continuada de professores. A iniciativa é do Banco Mundial e da OEI para Educação, Ciência e Cultura, com apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e de diversos ministérios de Educação de países latino-americanos. O programa entende que melhorar o prestígio e a atratividade da profissão docente é essencial para atingir a qualidade da formação, como fator decisivo para alcançar a melhoria educacional.