Pesquisadores receberam o Prêmio Eric Roger Wroclawski na categoria “Ciências básicas e medicina experimental” (Foto: Arquivo pessoal)

Desde 2006, a revista científica einstein, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, premia, anualmente, os melhores artigos aceitos para publicação. No último mês, os pesquisadores da área de saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam o Prêmio Eric Roger Wroclawski na categoria “Ciências básicas e medicina experimental”. A premiação ocorreu na quarta-feira, 18, em comemoração ao dia do médico, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Os autores Ronaldo Rodrigues, Suzane Fernandes, Romário Fochat, Raquel Macedo, Thamiris Vilela, Marcio Silva, Carmen Perches e Isabel Leite foram premiados pela pesquisa desenvolvida no artigo “Comparação entre os métodos de Ogawa-Kudoh e Petroff modificado para o cultivo de micobactérias no diagnóstico da tuberculose pulmonar”.

Artigo premiado é parte da tese de doutorado do bioquímico Ronaldo Rodrigues (Foto: Arquivo pessoal)

O artigo também compõe parte da tese “Desenvolvimento e avaliação de um novo método rápido, eficiente e de baixo custo de descontaminação e cultivo de Mycobacterium tuberculosis em escarro e outros espécimes clínicos”, desenvolvida pelo bioquímico Ronaldo Rodrigues e orientado pela professora e pesquisadora Isabel Leite.

“Me senti muito honrado de participar do evento, principalmente tendo um trabalho do meu doutorado contemplado com premiação. Isso renova minha disposição para continuar dedicando parte do meu tempo ao desenvolvimento de pesquisa”, ressalta Rodrigues.

Além da categoria “Ciências básicas e medicina experimental”, os artigos são distribuídos em outras quatro áreas: “Medicina clínica”, “Medicina cirúrgica”, “Saúde multiprofissional” e “Gestão e economia em saúde”. Os ganhadores podem receber prêmios nos valores de R$ 7 mil para os primeiros colocados, R$3 mil para os segundos colocados e R$ 2 mil para os terceiros colocados de cada categoria.

O pesquisador Eric Roger Wroclawski, a quem o prêmio homenageia, foi o fundador e primeiro Editor da revista einstein. Falecido em 2009, era médico urologista, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia e da Confederação Americana de Urologia, além professor de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC.