Valter Costa defendeu na UFJF a dissertação “A Construção do Conjunto dos Números Reais Utilizando a Teoria de Cortes” (foto: Alice Coêlho/UFJF)

Uma dinâmica mais aprofundada e flexível de ensino e de aprendizagem da construção dos números reais pautou a dissertação de mestrado do acadêmico Valter Costa Fernandes Júnior. A pesquisa utiliza a Teoria de Cortes para analisar o conjunto numérico. O trabalho foi apresentado no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O pesquisador explica que o interesse por uma abordagem diferente sobre os  números reais partiu da importância do conjunto no cotidiano. Dessa forma, direcionou o estudo para o desmembramento dos sentidos por vias de outra teoria, para além dos Axiomas – teoria de dedução lógica matemática mais comumente utilizada no ensino da matéria. “Surgiu a possibilidade de estar aprofundando o conhecimento sobre os números reais, por uma teoria que não é a utilizada normalmente nos cursos de licenciatura em Matemática. O que é ensinado normalmente, traz algumas propriedades dos números reais como axiomas e isso, em relação à teoria, me incomodava”, diz.

Para avaliar a Teoria de Cortes como possibilidade alternativa de ensino, o mestrando buscou esmiuçar as demonstrações e propriedades dos números reais, com o respaldo do livro “A construção dos números”, facilitando a compreensão do conteúdo por meio de complementações pessoais. O objetivo secundário da investigação, tem por base o exame da abordagem de cinco livros didáticos que trabalham o assunto. Valter explica o método aplicado para a pesquisa: “criamos eixos de análise a fim de focar o nosso olhar para alguns elementos que consideramos importantes, a saber: a definição de número real; propriedades operatórias; correspondência biunívoca (conjuntos que possuem em comum o mesmo número de elementos) entre os números reais e os pontos de uma reta numerada e; intervalos reais.”

Como resultado da dissertação, o pesquisador acredita que o material levantado pode servir de manual para professores e futuros docentes que queiram aprofundar o conhecimento dos números reais. Além disso, ele espera poder auxiliar na melhoria desse conteúdo para os alunos do ensino fundamental e médio.

Contato:
Valter Costa Fernandes Júnior (mestrando)
valter.fernandes@ifmg.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Nelson Dantas Louza Junior (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Willian Versolati França (UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Leonardo dos Santos Rainha (UERJ)

Outras informações: (32) 2102-3339 – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)