O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCBio) da UFJF promove, entre os dias 19 e 23 de novembro, a primeira edição do Workshop em Microscopia Confocal e suas Aplicações. Com o objetivo de promover a experiência prática e teórica sobre técnicas confocais modernas, o evento também inclui tutoriais sobre todos os métodos que serão abordados ao longo do workshop. As vagas para participar da parte teórica ainda estão abertas.

As apresentações teóricas serão realizadas no Anfiteatro da Faculdade de Nutrição. Já a parte prática do evento, com inscrições já encerradas, se formula como um curso intensivo de treinamento teórico-prático de cinco dias nas técnicas de microscopia confocal. O cronograma completo de atividades está disponível on-line.

O microscópio confocal LEICA SP5, de varredura a laser, será utilizado durante as atividades do workshop. O equipamento permite análises de localização tridimensional de moléculas marcadas com fluorescência, possibilitando estudos com células vivas animais ou vegetais aderidos a lâminas, além de fungos, bactérias, protozoários, helmintos e tecidos em geral, assim como materiais inertes.

Devido ao seu elevado custo, o instrumento não é tão popular e, consequentemente, o número de profissionais qualificados a operá-lo ainda é baixo – um o ponto que demonstra a importância da capacitação teórico-prática promovida pelo workshop, como explica a organizadora do curso, professora Patricia de Almeida. “Esse equipamento é imprescindível para experimentos e pesquisas com imagem científica. A microscopia confocal é uma das técnicas necessárias para publicações em revistas de alto impacto. Esperamos com o curso não capacite apenas alunos da pós-graduação, mas também docentes e técnicos que estão interessados. Com as publicações que vão utilizar essa tecnologia, esperamos ajudar a alavancar o nome da UFJF mundo afora”, explica.

Outras informações: Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Imunologia e DIP/ Genética e Biotecnologia)