Equipes precisam fazer seus robôs LinusBot andar na linha demarcada (Foto: Alexandre Dornelas)

Você já se imaginou entrando na Faculdade de Engenharia e já participar de uma competição de robôs? Geralmente reservada aos veteranos, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) essa experiência também é proporcionada aos calouros, pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Elétrica.

A competição LinusBot já faz parte do calendário da faculdade, e está em sua 9ª edição. O evento acontece às 12h na próxima quarta-feira, 21, no anfiteatro da cantina da Engenharia. O objetivo é introduzir os recém-chegados na área de eletrônica, programação, incentivando o trabalho em grupo e o perfil de liderança.

Há uma capacitação especial montada pelos veteranos para os calouros. Segundo o coordenador do projeto nesse período, David Knop, é preparada uma sequência de aulas para apresentar o conteúdo de eletrônica, programação e a plataforma utilizada. Com isso, é esperado que eles possam montar um robô seguidor de linha, “que não é nada mais do que o próprio nome diz, um robô cujo objetivo é seguir uma linha”, explica o aluno, simplificando o processo.

Este ano a competição receberá quatro equipes. Cada equipe, de cinco ou seis integrantes, precisa colocar o robô na pista para dar pelo menos uma volta completa. Elas têm direito a duas rodadas no tempo de seis minutos para fazer o seu robô andar. Durante os três primeiros minutos eles tem direito de fazer as alterações necessárias nos códigos. “Eles podem desenvolver mais de um código, para garantir que o robô dê pelo menos uma volta na pista. E no intervalo entre uma rodada e outra eles podem alterar o robô em outros aspectos”. Há também uma pista de teste reduzida para que os competidores possam pedir ajuda técnica.

A competição é aberta ao público e a ajuda da torcida vale até premiação. Itens impressos pela impressora 3D, vale compras e minicursos estão entre os prêmios previstos para as equipes vencedoras e para o público.

Outras informações: Página do PET Elétrica no Facebook