Evento é organizado pela Intecoop e busca a efetivação de uma política pública para a área no município (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, na segunda-feira, 19, o Fórum Municipal de Economia Solidária. Com a organização da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) o objetivo é retomar as discussões sobre o tema na cidade. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas aqui.

Pensado como um espaço de elaboração e participação de políticas públicas, o Fórum é também uma instância representativa da sociedade civil composta por pessoas que estão envolvidas na cidade. A estrutura do evento conta com painéis onde serão abordados temas que impactam a rotina de  organizações cooperadas.

O primeiro painel buscará contextualizar e apresentar um histórico da economia solidária em Juiz de Fora. O próximo cenário será destinado a  situar e discutir como a economia solidária é situada em níveis municipal, estadual, nacional e mundial. Pretende-se buscar refletir sobre quais os caminhos a partir de 2019. Logo em seguida o terceiro momento, após situar o participante na temática, vai expor e discutir sobre o exercício de cidadania e de promoção de quais políticas públicas o Fórum quer para os grupos de trabalhadores organizados na cidade.

A parte da tarde está destinada para os grupos de trabalho. As pessoas que se inscreverem e participarem dos painéis serão direcionadas a discutir temas necessários para a criação e a estruturação do Fórum na cidade. São os seguintes grupos: formação; articulação; objetivos e metas; e legislação. Ao final, acontecerá uma plenária onde vão ser apresentadas para votação as questões práticas que foram decididas nos grupos de trabalho. De acordo com o integrante da comissão organizadora, Luiz Felipe Falcão, é de suma importância essa etapa. “Nesse momento temos um documento inicial do Fórum para estabelecer, a partir daí, regimento e comissões, e começar efetivamente o trabalho na busca pela efetivação de uma política pública de economia solidária no município”

Outras informações
Página da Intecoop