Jorge de Oliveira Conceição, 71 anos, chamou a atenção do público em performance do filme clássico “Cantando na chuva” (Foto: Twin Alvarenga)

Quem passou pela Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na noite da última terça-feira, dia 13, pôde conferir as performances artísticas, apresentações culturais e instalações que tomaram conta do local durante a III Mostra de Extensão, atividade que integra a III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade aos projetos de extensão desenvolvidos na Universidade, aproximando os conhecimentos acadêmicos da comunidade por meio de diversas iniciativas.

Danças de salão, samba e performances de cinema mudo foram algumas das apresentações que fizeram parte da programação do evento. Mas quem chamou a atenção foi o Jorge de Oliveira Conceição, 71 anos, que participou da performance de “Cantando na Chuva” – clássico do cinema mundial, com o ator Gene Kelly. A apresentação – que faz parte do projeto “De pernas pro ar: cinema mudo”, coordenado pelo professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Neil Franco – reuniu pessoas de todas as idades que possuem o mesmo vínculo, o amor pela dança. O único homem em meio a uma turma de mulheres, Oliveira Conceição entrou em cena rodopiando o guarda-chuva ao som de muitas palmas do público presente.  “Estar aqui é uma vitória para mim. Estou vivendo muito e sendo feliz fazendo o que eu gosto. A música sempre foi uma paixão e a dança é muito boa para a saúde e para a mente. É isso que me mantém jovem”, conta Jorjão, como é conhecido, que participa dos projetos da UFJF desde 2013.

O projeto de iniciação e treinamento de ginástica rítmica, coordenado pela professora da Faefid, Adriana Leite também foi um dos destaques da noite. As séries coreográficas estreladas por crianças e adolescentes foram preparadas desde o primeiro semestre. De acordo com Adriana, o objetivo é oferecer exercício físico e ginástica de qualidade para as crianças da comunidade. Para ela, a apresentação durante a III Mostra de Extensão é uma oportunidade única. “É um momento importante para os pais das crianças e a comunidade acadêmica conhecerem os resultados de um ano inteiro de trabalho.” De acordo com Adriana, mais do que um projeto de incentivo à atividade física, o objetivo é enxergar a ginástica rítmica como possibilidade de mudar o futuro das crianças.

Confira apresentação do projeto de iniciação e treinamento de ginástica rítmica

Instalações e atendimentos

Durante todo o evento, que aconteceu das 18h às 22h, haviam estandes divulgando os projetos de extensão desenvolvidos em diversas áreas do conhecimento. Alguns disponibilizaram atendimento ao público, como foi o caso do projeto “Avaliação dos parâmetros cardiovasculares da comunidade circulante do campus da UFJF para identificação precoce da pré-hipertensão e da hipertensão”, coordenado pela professora Maria Aparecida Esteves Rabelo.

De acordo com a bolsista responsável, Paula Aguiar Nogueira, a iniciativa tem como finalidade oferecer uma avaliação cardiovascular às pessoas que fazem atividade física no campus. Durante a III Mostra de Extensão, os estudantes de Enfermagem se disponibilizaram a fazer essa avaliação em quem se interessasse ao longo do evento. Para Paula, que atua no projeto há um ano e meio, a Mostra foi um momento de reconhecimento de todo o percurso. “É muito gratificante divulgar o nosso trabalho, a gente se sente reconhecido. São batalhas que enfrentamos para fazer o projeto andar e ter essa oportunidade de reconhecimento só reforça que a gente estuda o gosta de fazer.”

Além dos atendimentos, haviam instalações que chamavam a atenção de quem passava pelo local. Logo na entrada estava o estande da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop UFJF), com uma mostra de produtos produzidos pelos beneficiários do programa. A consultora da Intecoop, Juliana Macário, explica que o projeto tem como objetivo prestar consultoria à cooperativas, coletivos e grupos informais de trabalhadores oferecendo  apoio em diferentes frentes de formação e desenvolvimento, incluindo orientação em gestão e administração para que os produtos e processos possam ser comercializados visando sua sustentabilidade. “Hoje nós temos no programa oito bolsistas de graduação, cinco de pós- graduação e quatro técnicos que desenvolvem esse trabalho de formação, assessoria e acompanhamento dos grupos. Nossa proposta é desenvolver planos de trabalho e ações que ajudem na geração de renda de cada grupo que nos procura”.

A consultora da Intecoop, Juliana Macário comenta sobre a importância do projeto. Assista ao vídeo

O estande do projeto “Despertando talentos: atividades ludopedagógicas com crianças e adolescentes do Instituto Dom Orione” também chamou a atenção com um exposição fotográfica que despertava o interesse de quem passava pelo local. As fotos eram protagonizadas pelas crianças integrantes do projeto de extensão. A técnica-administrativa em educação da UFJF, Marize Freesz, explica que atualmente a iniciativa atende em torno de 50 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos e busca ensinar o letramento e a matemática por meio de brincadeiras. Para Marize, é gratificante divulgar o trabalho e refletir sobre os avanços conquistados ao longo do ano.  “Temos notado uma grande evolução na questão da escrita, da leitura e da sociabilização das crianças do projeto. As atividades auxiliam no desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, aumenta a capacidade de criatividade e interação. Há muitos benefícios”.

O estudante de Ciências Humanas e bolsista do projeto, Vinicius Farage, comenta o que tem aprendido com o trabalho. Assista ao vídeo

Confira fotos da III Mostra de Extensão da UFJF