Estarão disponíveis a partir das 18h desta terça-feira, dia 13, as inscrições para o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação, o Piigrad 2019, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os interessados em concorrer a uma das 165 vagas devem acessar o endereço eletrônico  www.ufjf.br/piigrad, até às 23h59 do dia 4 de dezembro.

Podem se candidatar todos os alunos de graduação da UFJF, dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, sem restrições de cursos ou áreas prioritárias. Basta que o aluno tenha concluído pelo menos um semestre letivo do seu curso até a data da inscrição, com índice de rendimento acadêmico (IRA) igual ou superior a 60. As 165 vagas de intercâmbio estão distribuídas em 55 instituições de ensino pelo mundo. Ao todo a UFJF ofertará 21 bolsas de estudos, os demais aprovados terão descontos nas mensalidades, porém, deverão custear viagem e estadia durante o período no exterior.  O início do intercâmbio está previsto para setembro de 2019.

No dia 20 de novembro, às 15h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, a DRI fará o lançamento oficial do edital, com oportunidade para o esclarecimento de dúvidas.

Bolsas

São oferecidas 21 bolsas de estudo, financiadas com recursos próprios da UFJF, com montantes que variam de acordo com o destino escolhido pelo aluno e o tempo de permanência. Os valores são vinculados ao dólar e convertidos em reais conforme o câmbio da data de geração da folha de pagamento, variando de U$ 850 a U$ 6.500. A distribuição do benefício se refere, prioritariamente, aos estudantes aprovados vinculados ao Programa de Apoio Estudantil, e, em seguida, pela ordem, das melhores colocações no processo seletivo. Além disso, só é elegível o aluno que tenha concluído entre 20% e 90% dos créditos de seu curso no ato da inscrição.

Processo Seletivo

O processo seletivo é realizado em quatro etapas: análise do IRA e das atividades extracurriculares (80 pontos), análise de vídeo individual (20 pontos), comprovação da proficiência exigida e recebimento da carta de aceite da universidade de destino.

A primeira etapa do edital tem caráter eliminatório e classificatório, sendo 40 pontos referentes à análise do IRA do aluno e 40 pontos referentes ao compilado de documentos comprobatórios de atividades extracurriculares.

Com caráter eliminatório e classificatório, a segunda etapa vale até 20 pontos. Constitui-se da análise de um vídeo individual de até 90 segundos, feita por uma banca formada especificamente para este fim. São avaliados, principalmente, os critérios e justificativas apresentadas pelo aluno para ter escolhido a instituição de destino (até 10 pontos); a argumentação do candidato sobre sua capacidade de representar a UFJF no exterior (até 5 pontos); e a capacidade do estudante em demonstrar de que maneira o intercâmbio pode contribuir para sua formação e para o crescimento da UFJF e de sua comunidade (até 5 pontos).

A terceira etapa tem caráter eliminatório e consiste na entrega, por parte do candidato, da comprovação da proficiência em idiomas e das demais exigências definidas em cada instituição

Como quarta etapa, as instituições estrangeiras conveniadas deverão emitir a carta de aceite como comprovação final da aprovação do aluno classificado nas três etapas anteriores.

O edital pode ser acessado pelo link.

(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais