Tairone Vale participa de debate, às 10h, na Faculdade de Comunicação (Foto: Arquivo Pessoal de Tairone Vale)

O ator Tairone Vale, que interpretou o delegado Nolasco, na novela Segundo Sol, exibida até a última semana pela TV Globo, estará nesta quarta, 14, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex-aluno da Facom, Vale, que coleciona outros trabalhos no teatro, na TV e no cinema, vai discutir os “Bastidores da Teledramaturgia” e contar um pouco de sua experiência, a partir das 10h, na Sala de Demonstração da Faculdade.

O convite foi feito pelo grupo de pesquisa Comunicação, Esporte e Cultura, coordenado pelo professor Márcio Guerra. Vale  fez um ano de teatro no Grupo Divulgação, durante sua graduação em Jornalismo, e participou de peças e curtas-metragens, até ter uma experiência que o fez deixar a vontade de atuar de lado. Ele voltou aos palcos quando o diretor Rodrigo Portella o convidou para ser protagonista em sua peça adaptada de “As Bruxas de Salem”.

O ator conta que sua expectativa para o encontro é de que haja uma troca de conhecimentos a respeito de suas experiências na Rede Globo e de como a TV trata a comunicação de massa. “Para um aluno de jornalismo, é importante entender como a Globo relaciona questões sociais com os movimentos que a sociedade vem tentando implantar e discutir, como as questões de sexualidade, triângulo amoroso, justiça, injustiça. Acho interessante fazer um paralelo de como isso é tratado na ficção e no jornalismo.”

Segundo o professor Márcio Guerra, conhecer os bastidores da teledramaturgia será engrandecedor para o grupo. Para ele, a experiência do ator nas novelas “Segundo sol” e “Deus salve o rei”, além de sua futura participação em uma minissérie que estréia em janeiro, podem contribuir para as pesquisas desenvolvidas pelo grupo. “Este assunto é importante porque temos vários pesquisadores que se debruçam sobre o estudo da teledramaturgia; e a novela é um elemento da nossa cultura popular, que o grupo também pesquisa. Além disso, valorizamos o fato de o Tairone ser um ex-aluno da Facom e um artista que está começando a ter maior projeção.”