Encontro abordou desafios e perspectivas da educação e do papel do assistente social na assistência estudantil (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Os professores Ney Luiz Teixeira de Almeida, da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Janete Luzia Leite, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participaram da mesa-redonda do 1º Seminário Estadual: o trabalho da e do assistente social na assistência estudantil, nesta sexta, 9, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Almeida abordou os desafios e perspectivas da defesa do direito à educação no país. “É preciso fazer um resgate histórico da política de educação no Brasil para que possamos compreender alguns desafios de traços mais estruturais”, enfatizou. Janete, por sua vez, falou sobre questões para assistência estudantil.

O encontro foi aberto pela vice-diretora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), Marina Monteiro de Castro e Castro, que ressaltou a conjuntura atual. “Esse seminário nos coloca a tarefa de pensar, debater, problematizar a realidade.” Já o diretor do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (Cress-MG), José Ribeiro Gomes, destacou a importância da “defesa de um modelo de educação que seja para todos, laica, de qualidade, sem ser paga e presencial”

O evento, que é organizado pelo Cress, em parceria com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFJF, é um encontro preparatório para o Seminário Nacional, previsto para acontecer no final de novembro, em Cuiabá-MT, quando serão debatidas questões sobre o exercício profissional do assistente social e a política de assistência estudantil desenvolvida nos diversos espaços educacionais.