Exames acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro no campus e em escolas e faculdades das regiões central, Norte e Nordeste de Juiz de Fora (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prepara os esquemas operacionais, de segurança, de trânsito, de transporte e de atendimentos especiais e médico emergencial para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Os exames ocorrem nos dias 1º e 2 de dezembro.

Encontro realizado nesta quinta-feira, 8, contou com a presença de representantes da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), da Diretoria de Imagem Institucional, da Central de Atendimento, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora. Juntos, os órgãos discutiram as mobilizações que serão necessárias para a realização das provas.

Transporte e trânsito
O reforço do transporte coletivo público para atender aos locais de prova nos dias do Pism foi garantido pela Settra, que se comprometeu a aumentar o número de carros disponíveis para o campus da UFJF, onde haverá grande volume de candidatos. Escolas e faculdades nas regiões central, Norte e Nordeste de Juiz de Fora passarão a ser locais de prova, o que também demandará esforço de controle de tráfego em vias antes não utilizadas para o Pism.

O trânsito no campus da UFJF, em Juiz de Fora, sofrerá alteração similar à ocorrida no último exame. Os ônibus e carros particulares poderão acessar todo o anel viário, mas somente as rotas que levam, de um lado, ao complexo das faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem, e do outro, ao Instituto de Artes e Design (IAD). Motoristas poderão estacionar carros de passeio apenas no estacionamento da Reitoria e na Praça Cívica. Fiscais, coordenadores e demais trabalhadores no processo terão acesso aos estacionamentos das unidades.

Orientações no campus
Um grupo de trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional atuará durante o Pism, orientando os candidatos que farão provas no campus de Juiz de Fora. Eles estarão espalhados nos ônibus que levam ao campus, informando quais paradas são as mais próximas de cada unidade acadêmica, facilitando a localização dos locais de prova.

Bolsistas uniformizados também estarão nas vias principais do campus, orientando os candidatos que estiverem a pé e indicando os locais exatos de prova.

Atendimento médico e especial
O processo seletivo contará com dez setores de atendimento médico emergencial, com médico, unidade móvel e kit de emergência. Quatro deles funcionarão dentro do campus, próximos aos institutos de Ciências Exatas e Ciências Humanas e às faculdades de Letras, Odontologia, Farmácia e Enfermagem. Os outros seis ficarão em pontos fora do campus, onde haverá grande número de candidatos.

Locais de prova e comprovante de inscrição
Os locais de prova e os comprovantes definitivos de inscrição serão divulgados a partir do dia 20 de novembro. No comprovante é possível verificar o local exato onde o candidato fará o exame. As provas ocorrem nos dias 1º e 2 de dezembro das 13h às 17h30.