Como as crianças se relacionam com a televisão? E como os pais e a escola influenciam a forma como as crianças consomem o conteúdo televisivo? Estas perguntas guiarão a palestra da professora da Universidade de Ponta Grossa (PR), Márcia Barbosa da Silva, que pesquisa a temática desde os anos 1990. O evento acontece na sexta-feira, dia 9, das 14h às 16h, na sala 111 da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A participação é gratuita, aberta ao público e confere certificado. Os interessados não precisam se inscrever previamente.

A palestra é promovida pelo Observatório da Qualidade do Audiovisual, projeto que visa a analisar a produção contemporânea e que integra o Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática. O objetivo do evento é incentivar a reflexão sobre a maneira como as crianças encaram os conteúdos exibidos na televisão. Márcia apresentará uma pesquisa realizada com os pequenos em idade pré-escolar, pais e professores sobre a questão.

A pesquisadora analisa a percepção da criança em relação à TV a partir de três conceitos fundamentais: a parceria; a formação da visão de mundo; e a familiarização. Márcia explica que a familiarização ocorre a partir do momento em que se adquire o hábito de assistir televisão, enquanto a parceria é referente às pessoas que estão com a criança durante a exibição do conteúdo.

Ela lembra, ainda, que a televisão é um elemento que participa ativamente da construção da visão de mundo e atua como educadora social, uma vez que traz informações sobre cultura, sociedade e consumo. Nesse sentido, segundo a professora, é essencial dar voz às crianças para auxiliar na formação do senso crítico na infância. “Quanto menos os pais discutem sobre o que eles assistem, menos autonomia as crianças têm porque elas possuem menos ferramentas para fazer a análise do conteúdo. Nas casas onde há mais diálogo, a criança tem mais autonomia.”

Outras informações: (32) 2102-3601/ 3602 (Faculdade de Comunicação-UFJF)