Semana de Comunicação: Wanderson Castelar, Ricardo Berzoini, Márcio Guerra e Marise Baesso (Foto: Twin Alvarenga)

A regulação da mídia visa a  democratizar o acesso à informação ou o objetivo é interferir no trabalho dos veículos? Este foi um dos questionamentos realizados na última quarta-feira, dia 7, na Semana de Comunicação Social Professor Doutor Márcio de Oliveira Guerra, que está sendo realizada na Câmara Municipal e também no Campus Estrela Sul do Centro de Ensino Superior (CES).

Partindo do tema “Regulação da mídia: censura ou necessidade?, o ex-ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e a editora-executiva de Integração do jornal “Tribuna de MInas”, Marise Baesso, debateram a questão. Segundo a jornalista, a regulação da mídia está prevista na Constituição, e o acesso à Comunicação deve ser democrático, não restrito a um grupo de pessoas. “Não pode haver monopólio ou oligopólio. Rádios e televisões públicas, só funcionam em virtude de concessões oferecidas pelo Governo.”

Marise ressaltou, também, as constantes restrições que os jornalistas têm sofrido em coletivas com políticos e autoridades, além de comentários preconceitos feito por parte do público em reportagens do jornal replicadas nas redes sociais. Para ela, a regulamentação da mídia não deve ser restrita a veículos de comunicação como rádio e TV, mas também nas redes sociais, principalmente, em virtude  das notícias falsas divulgadas em grande escala nas últimas eleições.

Já o ex- ministro das Comunicações, afirmou que os interesses coletivos devem ser mais importantes que os de empresários, defendendo um debate amplo sobre o tema. “Existe a necessidade de se fazer um debate desarmado e conceitual que tenha como objetivo o  interesse nacional, como a criação de um projeto de lei que regulamente o acesso à informação. Debater com tranquilidade, serenidade e democraticamente é essencial.”

O debate foi mediado pelo diretor de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio Guerra. Ele destacou a importância de se discutir o tema, “para que possamos formular pensamentos a respeito da regulação que é algo extremamente importante e necessário nesse momento”.

Também estava presente no evento o vereador e autor da lei que criou a Semana de Comunicação Social Professor Doutor Márcio de Oliveira Guerra, Wanderson Castelar.

Próximos temas

Dando sequência à Semana, nesta quinta-feira, dia 8, às 17h, o tema em discussão será “Os desafios que as fake news impõem ao jornalismo e à política”, com a jornalista e professora Gilze Bara, no Plenário da Câmara Municipal; às 19h, o assunto abordado será “Comunicação e igualdade de gênero: por um jornalismo mais inclusivo”, com a jornalista Aline Avellar e com o intérprete de Libras Gabriel Martins no mesmo local.

Já na sexta-feira, 9, os jornalistas Luiz Felipe Falcão, Ricardo Miranda e Maressa de Souza serão os convidados do painel “ “Comunicação Pública e Cidadania”. O evento também será na Câmara às 15h.

Outras informações: (32) 3313-4734/ 4941 (Câmara Municipal de Juiz de Fora)