Da esquerda para a direita: professora Fabíola Lisboa, Thiago Balbi Seixas, professora Larissa Loures, professora Aline Aguiar e professora Sheila Dutra (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliou o consumo de alimentos classificados como ultraprocessados, por indivíduos com hipertensão arterial. A pesquisa foi desenvolvida e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, pelo acadêmico Thiago Balbi Seixas. O estudo foi pautado nos hábitos de aproximadamente 190 pacientes atendidos pelo Hospital Universitário da UFJF.

Segundo o pesquisador, a atual classificação de alimentos do Guia Alimentar para a população brasileira traz uma nova divisão. Nesta, está a categoria de alimentos ultraprocessados (AUP), que são os que contêm alto conteúdo de gorduras, açúcares e sódio, além de aditivos químicos diversos. O consumo rotineiro desses produtos pode revelar um perfil nutricional desbalanceado. A  professora orientadora da pesquisa, Aline Silva Aguiar, explica que “os ultraprocessados têm um processamento industrial com ingredientes que transformam o alimento, como por exemplo um embutido, um presunto ou  nuggets.”

O acadêmico Thiago Balbi Seixas obteve informações de homens e mulheres adultos, por meio de questionários e de avaliações clínicas no HU. Os resultados apontaram que cerca de 20% da dieta dos participantes contém alimentos ultraprocessados. Thiago Balbi reconhece que esse percentual está dentro da média nacional, mas alerta que, por se tratar de pacientes com hipertensão e, em sua maioria acima do peso, pode ser algo preocupante: “isso porque, ao contrário dos alimentos in natura, os AUPs possuem maior quantidade de calorias, sódio, açúcares, gorduras saturadas  e trans, teor baixo de fibras, não sendo adequado para prevenir doenças e auxiliar no tratamento da hipertensão.”

Nesse contexto, a dissertação apresentou resultados que reforçam a orientação de que o consumo de alimentos ultraprocessados deve ser evitado ao máximo na dieta habitual. O pesquisador reitera que “é necessário um maior enfoque para abordar essas orientações no nível de atenção primária, contribuindo para a promoção da saúde dos indivíduos”.

Contatos:
Thiago Balbi Seixas
thiagobseixas@hotmail.com

Aline Silva Aguiar (orientadora – UFJF)
aline.aguiar@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Profª Drª Aline Silva Aguiar (orientadora – UFJF)
Profª Drª Larissa Loures Mendes (co-orientadora – UFMG)
Profª Drª Sheila Dutra Potente Luquetti  (UFJF)
Profª Drª Fabíola Lisboa da Silveira Fortes (Faculdade de Enfermagem / Universo)

Outras informações: (32) 2102 – 3830 – Programa de Pós-Graduação em Sáude Coletiva