Professor do Departamento de Educação Física e coordenador do workshop, Heglison Toledo destacou que a temática foi escolhida pelos próprios alunos. (Foto: Sebastião Junior)

O voleibol foi o tema de um evento realizado na tarde desta quarta-feira, 7, pelo Departamento de Educação Física do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Com palestras do professor do campus sede Maurício Bara Filho e do docente Heglison Toledo, do campus avançado, o Up Workshop foi a primeira atividade do gênero a abordar a temática na UFJF-GV.

Toledo explicou que a iniciativa surgiu a partir da disciplina de gestão e organização esportiva. “Foi proposto aos alunos a organização de um evento e os próprios sugeriram a temática e a própria formatação. A partir daí, nós trabalhamos a estruturação e o planejamento para concretizar o evento de hoje”, afirmou o professor, que também é o coordenador do workshop.

O professor do curso de Educação Física do campus sede Maurício Barra Filho foi o principal palestrante do evento. (Foto: Sebastião Junior)

O docente da UFJF-GV também foi um dos palestrantes e, na oportunidade, realizou o pré-lançamento do livro Novas Interações Cognitivas e Virtuais da Ciência do Esporte e dos Estudos Olímpicos, do qual é um dos autores.

Mas a principal atração do evento foi a participação do professor de Educação Física do campus sede da UFJF Maurício Bara Filho, que abordou o Voleibol e o Controle de Cargas, temática bastante atual e estudada por cientistas, pesquisadores e atletas. Referência brasileira na área, o docente afirmou que o assunto “não se limita somente ao esporte competitivo”, podendo ser aplicado em outras áreas.

Na opinião do estudante Alan Junior, o “reconhecimento do esporte enquanto ciência” é a principal contribuição do evento. (Foto: Sebastião Junior)

“Na atividade física em saúde, musculação, personal trainer, reabilitação cardíaca, educação física escolar, tem uma série de atividades na qual isso pode ser aplicado diretamente pelo professor. Então a importância é muito grande”, destacou Bara Filho.

Para o estudante do primeiro período de Educação Física Alan Junior, o evento desta tarde “tem importância quanto ao reconhecimento do esporte como ciência”. E acrescentou que “esse tipo de palestra vem trazer mais reconhecimento para dentro da área”, seja para o voleibol ou mesmo para outros esportes.