Professor e Diretor da Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra lembrou momentos de sua carreira e destacou a importância da discussão sobre a Comunicação (Foto: Twin Alvarenga)

Com a presença de familiares, amigos, alunos e ex-alunos, o professor e diretor da Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio de Oliveira Guerra, esteve presente na Câmara Municipal de Juiz de Fora para a abertura solene da Semana Municipal de Comunicação Social que leva seu nome. O evento acontece, a partir deste ano, na semana de seu aniversário.

Na solenidade, os convidados acompanharam um vídeo com passagens importantes na carreira do professor, como os primeiros momentos como repórter esportivo; a carreira como professor e, atualmente, também a função de Diretor de Imagem Institucional da  UFJF.

Guerra agradeceu pela homenagem e destacou momentos importantes de sua vida pessoal e profissional, como a escolha do jornalismo e a relação com seus familiares. O professor mencionou a importância do momento e a intensidade das lembranças que vieram à tona. “É inevitável a nostalgia que sinto ao relembrar passagens do tempo que eu estava na faculdade, as pessoas que me ajudaram e que foram importantes e significativas na minha vida. Meus alunos, ex-alunos, a história da minha família, passa tudo em retrospecto”.

Representando a UFJF, a vice-reitora Girlene Alves parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal em criar uma semana destinada à Comunicação. “Essa homenagem reafirma a necessidade dos espaços de discussão de uma temática relevante para a sociedade, ao mesmo tempo que a Comunicação Social cumpre um papel muito importante de democratização da informação”.

Vice-reitora da UFJF, Girlene Silva destacou a relevância de Márcio Guerra para o cenário municipal (Foto: Twin Alvarenga)

Segundo Girlene, o papel de comunicador exercido por Márcio vai além das salas de aula. “Ele não ficou restrito ao espaço da sala de aula, ao território dele como educador. Quando você observa toda a trajetória antes de ser um educador e no momento que fez a opção pela carreira docente, ele não perde isso, ao contrário, ele fez uma interlocução que é muito importante para a educação”.

O jornalista e ex-aluno Victor Ramos foi o aluno do homenageado. Ao lado de Márcio Guerra participou da autoria do livro sobre o Radialista Mário Helênio. Ramos comentou sobre a importância e significado do professor para a Comunicação Social na cidade. “Eu aprendi muito da história da comunicação em Juiz de Fora, a qual se confunde com a história do Márcio. Ele teve contato com nomes que fizeram a comunicação local como Mário Helênio, Dirceu Costa Ferreira e Jorge Cury e essa ligação continua até hoje”.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Rodrigo Mattos, presidiu a cerimônia e destacou a importância de Márcio Guerra para o Jornalismo. “O professor é um ícone da cidade. Vários jornalistas foram formados por ele, o que reflete a qualidade de seu trabalho. Assim, é mais do que justa esta homenagem, pois seu nome estará perpetuado”.

Programação da Semana de Comunicação

Está prevista  uma série de atividades voltadas para a importância do Jornalismo na promoção de cidadania e igualdade. Todos os eventos são gratuitos e acontecem na Câmara Municipal de Juiz de Fora e no Campus Estrela Sul do Centro de Ensino Superior (CES). Confira a programação:

7 de novembro

Às 15h,  Painel “Regulação da Mídia: censura ou necessidade?”, com o ex-ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e com a jornalista Marise Baesso, no plenário da Câmara.

Às 19h, mesa “Internet: terra sem lei?”, mediada pelo professor Márcio Guerra, com a participação do ex-ministro Ricardo Berzoini, e com os professores Lúcia Schmidt e Tarcízio Dalpra Junior, no campus Estrela Sul, do Centro de Ensino Superior (localizado na rua Luz Interior, 345, Bairro Estrela Sul).

8 de novembro

Às 17h, Painel: “Os desafios que as fake news impõem ao jornalismo e à política”, ministrado pela Professora Gilze Bara, no plenário da Câmara.

Às 19h, Painel “Comunicação e igualdade de gênero: por um jornalismo mais inclusivo”, ministrado pela jornalista Aline Avellar e pelo intérprete de Libras Gabriel Martins, no plenário da Câmara.

9 de novembro

Palestra: “Comunicação Pública e Cidadania”, com os jornalistas Luiz Felipe Falcão, Ricardo Miranda e Maressa de Souza, às 15h, no plenário da Câmara

Outras informações: 3313-4734/4941- Câmara Municipal de Juiz de Fora