O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo, 4, em todo território nacional. Os candidatos farão prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas tecnologias. No domingo seguinte 11, será o dia dos seguintes conteúdos: Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

A duração é de cinco horas e meia, com início às 13h e término às 19h. É importante que todos os candidatos tenham atenção aos horários, pois este ano a data do primeiro dia do Enem coincidirá com o início do horário de verão. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h. Para evitar transtornos, é aconselhável que os alunos conheçam os locais de prova com antecedência.

Para a realização dos exames, os candidatos deverão levar um documento oficial  com foto e cartão de confirmação da inscrição. Para a resolução das 180 questões e realização da redação, serão permitidas apenas caneta esferográfica azul ou preta fabricada em corpo transparente, não sendo permitido qualquer outro material como borracha ou lápis. Na redação, o aluno terá no máximo 30 linhas para escrever um texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural) e não deve desrespeitar os Direitos Humanos.

O resultado oficial dos gabaritos e dos cadernos de respostas será divulgado dia 14 de novembro no site do Enem e os resultados individuais no dia 18 de janeiro de 2019.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), utiliza o Enem como forma de seleção para os alunos que desejam ingressar em um dos cursos oferecidos pela Instituição, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema possui apenas uma etapa de seleção que está restrita àqueles que não tenham zerado a prova de redação.

O aluno pode escolher dois cursos como primeira e segunda opções e definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso por cotas. Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções. Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2018. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.

Outras informações: Enem ou 0800-616161