Com o objetivo de destacar a importância da Física para o avanço do país, o Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o VII Workshop da Pós-Graduação. O evento será realizado entre os dias 5 e 9 de novembro, no Centro de Ciências da UFJF.

As inscrições já estão encerradas, 130 pessoas se inscreveram e 62 trabalhos serão apresentados no evento. Contudo, os interessados podem comparecer nas palestras e mesa redonda, sem inscrição prévia, desde que haja disponibilidade de lugar no auditório.

A doutoranda em Física, Isis Lee da Silva, que participa da organização do evento, afirma que o objetivo é proporcionar o diálogo entre os resultados de pesquisas desenvolvidas na UFJF e em outras universidades, centros e institutos de pesquisa. “O público-alvo é formado por estudantes e profissionais da área de Física. Normalmente contamos com a presença de inscritos da áreas de Engenharia e Química. Mas qualquer pessoa curiosa por esse universo será bem-vinda”, conta a pesquisadora.

O debate principal será sobre o uso do financiamento público-privado como estratégia para o desenvolvimento. Para apresentar ideias e propostas na mesa redonda sobre o tema, já estão confirmadas as presenças do Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo; do consultor Técnico do Núcleo da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha do Brasil, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho; e do diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e da Diretoria de Inovação da UFJF, Ignacio José Godinho Delgado.

Além da mesa redonda com pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, o evento proporcionará 13 palestras, seis minicursos e apresentações de trabalhos. A programação completa pode ser acessada no site do workshop. Os trabalhos apresentados serão avaliados pelo comitê científico e os dez melhores serão publicados na revista “QUARKS: Brazilian Electronic Journal of Physics, Chemistry and Materials Science.”

O workshop terá ainda, a presença do professor Éder Pires de Camargo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que ministrará a palestra “Estrangeiro: do fundo da sala à livre docência” sobre o seu último livro homônimo, no qual retrata os mitos em torno da deficiência visual. Vítima de uma doença que o deixou cego desde os 9 anos de idade, Camargo também irá ministrar o minicurso “Maquetes e experimentos multissensoriais; transformação social para o ensino de Física de alunos cegos, de baixa visão e videntes.”

O VII Workshop da Pós-graduação em Física da UFJF acontece desde 2012 e é organizado por uma comissão de alunos da pós-graduação e por um comitê científico formado por professores. Nesta edição, o evento também vai celebrar os 50 anos do Departamento de Física e terá como tema “O papel da Física, suas aplicações e caminhos para o desenvolvimento do Brasil”.

Outras informações: (32) 2102-3307 – Departamento de Física