Uma novidade importante nas provas do Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 é a separação entre o caderno de provas e a folha de respostas. A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), disponibilizou os modelos do caderno, em que irão constar todas as questões, e da folha, único documento que será utilizado para correção.

Para esta edição foram feitas algumas mudanças, como parte do processo de reorganização do exame. A alteração em relação ao caderno de provas e a folha de respostas foi pensada para agilizar o sistema de correção e beneficiar os estudantes. Uma vantagem é que os candidatos poderão levar o caderno de provas para casa ao final do exame. Para isso, cada concorrente irá receber um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

Modelo do caderno de questões

De acordo com pró-reitor adjunto, Cassiano Caon Amorim, os modelos foram disponibilizados para que os candidatos vejam quais são as mudanças na organização da prova e possam se organizar. “Para quem é do módulo I não vai fazer diferença, porque é uma experiência nova, mas para quem está no módulo II e III e já fez a prova no outro modelo, é importante não ter nenhuma surpresa para não se confundir ao responder.”

Amorim recomenda ainda aos participantes que tenham bastante atenção. “Antes o espaço para as respostas vinha logo abaixo das perguntas, agora, o estudante vai ter que olhar outra folha e colocar nela a resposta correspondente à questão.”

Caderno de provas  e folha de resposta

O caderno de provas contém orientações gerais sobre o tempo de duração, o procedimento para quem estiver portando aparelhos eletrônicos e o que pode e o que não pode ser levado para dentro da sala de prova. Junto às provas será disponibilizado espaço para rascunho. Haverá folhas de rascunho.

A duração total da prova é de 4 horas e 30 minutos, sendo que o candidato só poderá sair do local depois de 1 hora e 30 minutos. O estudante que for flagrado com qualquer dispositivo eletrônico será excluído do processo seletivo. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados e colocados em saco plástico próprio até a saída do lugar de prova.

Modelo do caderno de questões

O aluno deve estar atento também aos acessórios usados, uma vez que está proibido o uso em sala de boné, chapéu, chaveiros, óculos escuros ou relógio. Para quem tem cabelos compridos, a orientação é que os mantenham presos e que as orelhas fiquem descobertas. É permitido deixar em cima da mesa documento de identificação, caneta preta ou azul de corpo transparente e régua transparente. Medicamentos, alimentos, água (ou outra bebida em recipiente de corpo transparente, sem rótulo) também estão liberados. Todos os outros pertences, como lápis, devem ficar no saco plástico disponibilizado e embaixo da cadeira.

Logo no início, o candidato precisa tomar alguns cuidados. Após a autorização para início das provas, é necessário conferir se o caderno está com número e disposição de páginas e questões corretos. Em caso de algum problema, o aluno deve solicitar ao fiscal a imediata substituição do caderno de provas. Os três últimos candidatos devem ficar até o final das provas para assinar a Ata de Sala.

Já durante as provas, não é permitido desgrampear ou retirar páginas do caderno. Se alguma irregularidade acontecer e o fiscal não tomar providências, o estudante deve solicitar a presença do coordenador do setor ou ir até a coordenação após do final das provas.

As informações da folha de resposta, como nome e CPF, devem ser conferidas. Em seguida, a folha deve ser assinada. O documento não será substituído em nenhuma hipótese. Nessa folha consta espaço para o preenchimento das respostas objetivas e das discursivas. Todas as respostas devem ser inseridas nos locais indicados e não podem estar fora das margens.

Modelo de folha de respostas

Distribuição das questões

O modelo de caderno de provas traz as questões objetivas com enunciado e cinco alternativas para resposta, de “A” a “E”, distribuídas em quatro blocos de conteúdos. As perguntas discursivas também estão distribuídas em quatro blocos de conteúdo, com duas questões cada.

Valor das provas

O conteúdo do Pism é separado em módulos, a pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nessas etapas, o candidato ainda não precisa ter optado pelo curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.

A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido pelo candidato.

Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (pontos módulo I) × 2 + (módulo II) × 3 + (módulo III) × 5

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br