Da esquerda para a direita: professora Rosane Preciosa Sequeira (orientadora – UFJF), Isadora Marília de Moreira Almeida, professora Andrea Portela, professora Renata Zago (foto: arquivo pessoal)

Um estudo sobre o olhar feminino e feminista de artistas mulheres em obras de arte foi o foco da dissertação da acadêmica Isadora Marília de Moreira Almeida. O objetivo foi percorrer momentos em que as artistas propuseram um novo jeito de olhar para o mundo, levando em consideração o momento atual e as tecnologias, como a internet. A pesquisa foi realizada e apresentada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens.

A acadêmica explica que a contextualização da internet e das redes sociais está ligada à intenção de  “levantar questionamentos, dúvidas e percepções de como as artistas mulheres usam os espaços disponíveis para fazer suas obras visíveis, considerando a vivência e a experiência como uma jovem acadêmica que também é ilustradora.” No trabalho foram citadas desde artistas da década de 1980, como Cindy Sherman e Bárbara Kruger; da década de 1990, como Kathleen Hanna na música e arte; até artistas mais contemporâneas, como Polly Nor, Petra Collins e Luisa Dörr.

O trabalho da artista Kathleen Hanna foi um dos estudados na dissertação (Photo credit: DickerDackel on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA)

Com o intuito de trazer um pensamento reflexivo sobre as experimentações e os espaços utilizados por estas artistas para exporem suas criações, Isadora reuniu em um dos capítulos de sua dissertação uma curadoria que traduzisse um pouco de suas observações. Ela afirma que essa maneira de enxergar o mundo faz com que “percebamos que a arte de viés feminista possui um funcionamento distinto da história da arte tradicional: ela diz muito sobre experiências e intimidades, as quais foram captadas em uma seleção de imagens e suas respectivas análises.”

Para a acadêmica, a pesquisa revela o seu afeto e a sua proximidade com o tema. Nesse contexto, ela diz que a dissertação “é o fruto de agitações, uma composição de tópicos que nos faz querer discutir as relações entre arte e mulheres, e vem contribuir para pesquisas futuras de arte, feminismo, tecnologias, mostrando como é relevante que hoje tenhamos paixão por aquilo que estudamos.”

Contatos:
Isadora Marília de Moreira Almeida
isadora.moreira@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Drª Rosane Preciosa Sequeira (orientadora – UFJF)
Prof. Drª Renata Zago (UFJF)
Prof. Drª Andrea Portela (CES-JF)

Outras Informações: (32) 2102 – 3362 – Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens