Com intuito de aproximar as técnicas de ensino pedagógico das aulas de licenciatura ao conteúdo ministrado nas disciplinas sobre Sociologia nas escolas, o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza o I Encontro Regional Mineiro de Ensino de Ciências Sociais (Ermecs). O evento acontece desta terça, dia 30, a quinta-feira, 1º, em parceria com o Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (Grupees) da Faculdade de Educação (Faced) e com a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs). O encontro tem como público-alvo professores de sociologia do ensino médio e alunos de licenciatura em Ciências Sociais.

Na abertura do Ermecs, às 19h, acontece a mesa de abertura sobre o tema “Virei professor(a) de Sociologia: e agora?”. A discussão do assunto será conduzida pelos professores Cristiano Bodart, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Urias Couto Gonçalves, do Instituto Federal do Sudeste de Minas – campus Rio Pomba. A programação conta com outras mesas-redondas de temática semelhante. A programação completa está disponível no site do evento.

Segundo a coordenadora do Grupees, professora Rafaela Reis, a temática foi escolhida pensando nas dificuldades que os professores de ensino básico enfrentam ao tentar construir aulas para as escolas, com abordagem diferente da que é feita na graduação. “Há uma necessidade de se desconstruir a ideia de que estão ensinando para mini sociólogos. Queremos discutir os temas do dia a dia dos alunos de ensino médio.”

Rafaela destaca que houve uma preocupação da comissão organizadora em priorizar o convite a professores da academia e de ensino básico, para construírem, juntos, as discussões. “É importante trazermos professores que estão atuando com o ensino médio para compor nossa visão.”

Também coordenando o Grupees, a professora Katiuscia Vargas espera que o evento fortaleça a Licenciatura em Ciências Sociais. “Temos a expectativa de conseguir estabelecer uma relação com a formação básica, visando a incentivar a formação continuada de professores que já atuam no ensino médio hoje.”

O evento ocorre no Instituto de Ciências Humanas (ICH), com exceção da roda de conversa com a professora Tatiana Bukowitz, denominada “Práticas pedagógicas no ensino de Sociologia”, que será no Colégio de Aplicação João XXIII. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento e são gratuitas por meio de formulário on-line. O evento confere certificado de participação.

Outras informações: grupees.facedufjf@gmail.com