O jornalista, escritor e professor Zuenir Ventura estará no Cine Theatro Central nesta terça, 30 (foto: divulgação)

O público juiz-forano terá a oportunidade de assistir à palestra O Mestre e o Aluno, uma História de Amor e conversar com os escritores Zuenir Ventura e Nelson Motta, que estarão no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta terça-feira, dia 30, às 19h30, em encontro realizado pelo Programa Grandes Escritores. Promovendo desde 2002 a circulação de grandes nomes da literatura em eventos gratuitos de bate-papos e palestras, o projeto incluiu Juiz de Fora entre as cidades que receberão a edição 2018. O evento é gratuito, mas os convites devem ser retirados previamente na Secretaria da Pró-Reitoria de Cultura (Campus da UFJF) e na recepção do teatro.

O jornalista, escritor e professor Zuenir Ventura é um dos mais respeitados nomes da literatura brasileira. Sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, é colunista do jornal O Globo. Entre os seus livros mais lidos estão 1968: o Ano que não Terminou; Cidade Partida; Inveja: Mal Secreto; e 1968: o que Fizemos de Nós. Zuenir ganhou os prêmios Esso e Vladimir Herzog pela série de reportagens investigativas que resultou no livro Chico Mendes – Crime e Castigo.

Nelson Motta vem a Juiz de Fora falar da carreira de compositor, escritor, jornalista, palestrante, letrista e produtor musical (foto: divulgação)

Compositor, escritor, jornalista, palestrante, letrista e produtor musical, Nelson Motta faz incursões pela literatura, música e dramaturgia, seja em livros biográficos de artistas consagrados, nas mais de 300 composições em parceria com nomes de peso da MPB e do rock-pop, ou em textos para minisséries, musicais e programas de TV. Entre seus best-sellers estão Noites Tropicais, Vale Tudo, o Som e Fúria de Tim Maia, A Primavera do Dragão e o livro de contos Força Estranha.

O projeto

O Programa Grandes Escritores é um dos projetos culturais mais bem-sucedidos do país. Ao todo, ele já envolveu 25 escritores dos mais importantes nomes da literatura brasileira, 14 atores e atrizes e cerca de 110 mil pessoas em mais de 400 palestras, realizadas nas principais capitais e cidades brasileiras e no interior dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Entre suas ações também estão oficinas literárias, doação de 19 mil livros, participação de atores e atrizes, além de novos talentos da escrita apadrinhados por grandes nomes.

A edição 2018 do projeto já aconteceu nas cidades mineiras de Barbacena e Visconde do Rio Branco (com a escritora Marina Colasanti), e em Cataguases e Ubá (com as escritoras mineiras Carla Madeira e Cris Guerra). Na próxima etapa, envolverá Ponte Nova, Viçosa e Muriaé, com os escritores Zuenir Ventura e seu filho, Mauro Ventura.

Os convites podem ser retirados na Secretaria da Pró-Reitoria de Cultura, Campus UFJF, e na recepção do teatro, nesta terça-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Outras informações: (32) 3215-1400 – Cine Theatro Central