Em visita à unidade, David discutiu a retomada das obras do HU e alternativas para ampliar o estacionamento (Foto: Alexandre Dornelas)

Reunida na Faculdade de Medicina, a equipe de gestão do reitor Marcus David apresentou a professores, técnicos e alunos as perspectivas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para os próximos anos, considerando o planejamento estratégico e financeiro da instituição.

Entre os temas mais sensíveis para o curso de Medicina, foram tratados os problemas técnicos, jurídicos e financeiros em relação à obra do Hospital Universitário (HU), a falta de vagas no estacionamento da faculdade, o funcionamento do auditório e as demandas relativas ao curso de Medicina Veterinária.

O reitor Marcus David esclareceu a todos que, em breve, dois blocos do HU serão licitados – o prédio dos ambulatórios e o do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Há recursos reservados para essas duas obras, que passam por revisão de projetos. “O grande desafio será a torre principal”, disse David, alegando que seu projeto e retomada dos trabalhos dependerá de negociações com o próximo governo, vencidos os problemas técnicos e jurídicos.

Em relação ao estacionamento que atende ao Hospital e às faculdades de Medicina e Fisioterapia, a Universidade está perto de concluir negociação com o Instituto Dom Orione, proprietário de um terreno ao lado do hospital. O local poderia oferecer até 400 vagas.

A pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques, disse que foi concluída a instalação de uma nova subestação de energia para alimentar o Auditório da Faculdade de Medicina, que possui cerca de 900 lugares, mas há quase cinco anos estava fechado por problemas elétricos. A UFJF aguarda agora a Cemig fazer a ligação para, então, avaliar as condições do local e realizar possíveis reparos de manutenção, caso necessário.

Alguns desafios ligados à estrutura do curso de Medicina Veterinária foram levantados pelos presentes, entre eles, a dificuldade de conseguir carcaças de animais para estudo e a necessidade de criação de um hospital veterinário para prática da formação. A reforma do prédio da rua Espírito Santo foi apontada como uma prioridade e deve ser licitada no próximo ano.

A comunidade também debateu sobre a importância dos acervos bibliográficos para os cursos, a regulamentação das residências, os problemas na estruturação do campus de Governador Valadares, a segurança e acessibilidade nos prédios da Medicina e Fisioterapia e no entorno.

A agenda de visitas do reitor e sua equipe estende-se agora aos setores administrativos, após percorrer todas as unidades acadêmicas.