A Liga Acadêmica de Neurologia da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promoverá uma série de ações de conscientização sobre os fatores de risco, a prevenção e os impactos do Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame. As atividades serão realizadas entre os dias 29 e 30 de outubro, nas duas unidades do Hospital Universitário (HU), das 8h às 18h. Além disso, parte da programação acontecerá no corredor das Pró-Reitorias, no mesmo horário, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

O evento integra os atos do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, iniciativa concebida pela Academia Brasileira de Neurologia para ampliar as discussões sobre o tema, visto os altos índices no país. Especialmente no contexto nacional, a doença é a principal causa de morte de pessoas adultas, sendo responsável por 10% das internações no país. Com base no levantamento do DataSUS, no período de janeiro a agosto de 2018, 102.474 pessoas morreram por AVC, destas 44.373 na Região Sudeste.

O diretor da Liga Acadêmica de Neurologia (LAN), Marcelo Brandão Jacob, destaca a importância da ação, que tem por objetivo atingir o maior número possível de pessoas, oferecendo materiais para a  conscientização e explicando as causas que levam ao AVC. Outra proposta que será desenvolvida é a realização de um rastreamento dos principais fatores de risco modificáveis da doença, avaliando as implicações econômicas e sociais – com ênfase no Sistema Público de Saúde. “Pretendemos estabelecer diálogo com os pacientes, seus acompanhantes e os profissionais de saúde das unidades do HU Dom Bosco e Santa Catarina. Além disso, desenvolver ações com a comunidade do campus da Universidade”, afirma.

Uma série de fatores podem causar o AVC, entre elas: a hipertensão, obesidade, diabetes, sedentarismo, estresse. Para atingir essa demanda, o grupo de estudantes fará o atendimento da população conferindo a pressão arterial, o índice de massa corpórea (IMC) e a circunferência abdominal. A dinâmica conta com a participação de 50 alunos da Faculdade de Medicina e docentes do Serviço de Neurologia e Endocrinologia da UFJF. Será feita uma exibição de vídeos explicativos e a apresentação de materiais físicos – por meio de cartilhas, pôsteres e panfletos.

Outras informações: (32) 2102-3841 – ligadeneuro.ufjf@gmail.com