A fisiologia das emoções foi tema de palestra no quinto dia da XLI Semana de Biologia (Sembio) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizada pelo Diretório Acadêmico Beth Bessa, a semana trouxe o professor adjunto do departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bruno Rezende de Souza, que abordou a forma como a emoção se manifesta nos mais diferentes seres vivos.

A ideia do evento foi mostrar que o processo emocional é algo natural e não acontece de forma inesperada. Ele surge e evolui ao longo dos anos, inclusive em seres unicelulares. Souza mostrou, por meio de exemplos, como a emoção está intimamente ligada à sobrevivência das espécies. Segundo o pesquisador é importante entender a emoção como um fenômeno físico, com todas as implicações  que pode ter no corpo do ser humano.

Segundo o pesquisador o processo emocional é tão importante quanto a razão e deve ser valorizada. “As pessoas sofrem por ignorarem as emoções ou por não demonstrar tristeza. É importante transmitir as emoções pois isso pode prevenir o desencadeamento da depressão, de processos de ansiedade e evita a estigmatização.” O professor espera que as pessoas tenham uma ideia menos nociva do que a emoção representa para a sociedade. “Tirar o peso de que o sentimento não pode ser expressado.”

Os  alunos presentes no local elogiaram o conteúdo da palestra, principalmente por se tratar de uma temática ligada a saúde. Flávio Macanha, aluno do curso de Ciências Biológicas foi um deles. “Acho importante, por ser um pouco da área da saúde, e porque faz um link direto com o curso de Biologia”. Camila Santos, aluna  do mesmo curso, expõe a importância dos assuntos da palestra. “Temas como esses são enriquecedores e mostram que os sentimentos vão além do que a gente pode imaginar. As emoções podem estar em qualquer espécie.”