O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro o I Encontro Regional Mineiro de Ensino de Ciências Sociais (Ermecs). Com intuito de aproximar as técnicas de ensino pedagógico das aulas de licenciatura ao conteúdo ministrado nas disciplinas sobre Sociologia nas escolas, o evento é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (Grupees) da Faculdade de Educação (Faced) e com a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs). O encontro tem como público-alvo professores de sociologia do ensino médio e alunos de licenciatura em Ciências Sociais.

O Ermecs terá início no dia 30, às 19h, com a Mesa de Abertura sobre o tema “Virei professor(a) de Sociologia: e agora?”. A discussão do assunto será feita pelos professores Cristiano Bodart da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Urias Couto Gonçalves, do Instituto Federal do Sudeste de Minas – campus Rio Pomba. A programação conta com outras mesas redondas de temática semelhante. A programação completa está disponível no site do evento.

Segundo a coordenadora do Grupees, professora Rafaela Reis, a temática foi escolhida pensando nas dificuldades que os professores de ensino básico enfrentam ao tentar construir aulas para as escolas, com abordagem diferente da feita na graduação. “Há uma necessidade de se desconstruir a ideia de que estão ensinando para mini sociólogos. Queremos discutir os temas do dia-a-dia dos alunos de ensino médio.”

Rafaela destaca que houve uma preocupação da comissão organizadora em priorizar o convite a professores da academia e de ensino básico, para construírem, juntos, as discussões. “É importante trazermos professores que estão atuando com o ensino médio para compor nossa visão.”

Também coordenando o Grupees, a professora Katiuscia Vargas espera que o evento fortaleça a Licenciatura em Ciências Sociais. “Temos a expectativa de conseguir estabelecer uma relação com a formação básica, visando incentivar a formação continuada de professores que já atuam no ensino médio hoje.”

O evento ocorre no Instituto de Ciências Humanas (ICH), com exceção da roda de conversa com a professora Tatiana Bukowitz, denominada “Práticas pedagógicas no ensino de Sociologia”, que será no Colégio de Aplicação João XXIII. As inscrições vão até o primeiro dia do evento e são gratuitas por meio de formulário online. O evento confere certificado de participação.

Outras informações: grupees.facedufjf@gmail.com