Kiseok Michael Kang, visitou a UFJF para a palestra “Coreia e Brasil: vizinhos distantes” (Foto: Twin Alvarenga)

Com o objetivo de despertar a curiosidade de estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para aspectos da cultura sul-coreana e estimular o intercâmbio entre o Brasil e a Coreia do Sul, o Segundo Secretário da Embaixada da República da Coreia, Kiseok Michael Kang, visitou a UFJF, na última terça-feira, 23.

Na oportunidade o diplomata ministrou a palestra “Coreia e Brasil: vizinhos distantes”, que trouxe elementos culturais, históricos, políticos e econômicos do país, traçando um paralelo de eventos históricos brasileiros e sul-coreanos, tais como os processos de independência dos países e os impeachments dos presidentes ocorridos quase simultaneamente (2016).

A palestra ocorreu no Anfiteatro 2 do Centro de Ciências, e contou com presença de cerca de 60 interessados, que puderam acompanhar com tradução simultânea realizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Kiseok aproveitou ainda, para divulgar as oportunidades de bolsas de estudos concedidas pelo governo coreano, divididas entre o Programa de Visitas, o Programa de Bolsa de Estudos e a Escola de Graduação em estudos coreanos.

Para Kiseok Kang a oportunidade de estar na UFJF é gratificante, em especial pela instituição abrigar cinco estudantes provenientes da nação coreana. “Eu faço essa visita em diversas universidades no Brasil, visando principalmente introduzir a cultura do meu país em um meio que tem grande curiosidade de conhecimento. Aqui na UFJF essa presença é especial, por ser uma Universidade parceira, que já acolhe estudantes sul-coreanos”, contou Kiseok.

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, destacou a importância de permitir que estudantes da graduação tenham a oportunidade de entrar em contato com culturas de outros países. “É papel da UFJF abrir portas para embaixadores, que são responsáveis pelo que chamamos de ‘internacionalização em casa’, uma vez que o aluno tem contato com outros sistemas educacionais e culturas em sua própria instituição. Esse contato torna a comunidade acadêmica mais aberta para a tolerância e aprendizado de outras formas de conhecimento”.

Após a palestra, houve ainda um jogo de perguntas e respostas sobre o vídeo “Dokdo, uma ilha coreana”. Seis participantes foram escolhidos entre os inscritos e concorreram aos prêmios (1° lugar, R$ 500; 2° lugar, R$ 300; e 3° lugar, R$ 200). O vencedor do quiz foi o aluno Thiago Andrei de Sá.

Sobre

Kiseok Michael Kang é bacharel em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, com formação na Academia Diplomática Nacional da Coreia. Trabalhou no Ministério das Relações Exteriores da República da Coreia do Sul, em Seul, e foi oficial de escritório das relações econômicas bilaterais Coreia-China e da cooperação Coreia e Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Programa Mais Idiomas

A iniciativa promovida pela Diretoria de Relações Internacionais visa a permitir que intercambistas estrangeiros compartilhem conhecimentos de seus idiomas com a comunidade acadêmica da UFJF. Além do coreano, está sendo ensinado alemão, afrikaans e japonês. Foram cerca de 300 inscritos para participar das turmas deste semestre.

“O programa é inédito na UFJF e oferece bolsas para nossos alunos intercambistas, permitindo que lecionem em instituições internacionais, o que não é possível nem pelo Programa de Universalização, nem pelo Idiomas Sem Fronteiras. Tal atitude ajuda a tornar nossas parcerias mais ativas, aumentando as possibilidades dos  nossos estudantes no exterior e ampliando o acesso à língua portuguesa fora do país”, conclui Bárbara.

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais UFJF