Zuenir Ventura é o sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (Foto: Adriano Vizoni/Folha Press)

No dia 30 de outubro, o público juiz-forano terá a oportunidade de assistir à palestra “O Mestre e o Aluno, uma História de Amor” e conversar com os escritores Zuenir Ventura e Nelson Motta, que estarão no Cine-Theatro Central, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em encontro promovido pelo Programa Grandes Escritores, a partir das 19h30. Promovendo desde 2002 a circulação de grandes nomes da literatura em eventos gratuitos de bate-papos e palestras, o projeto incluiu Juiz de Fora entre as cidades que receberão a edição 2018 do projeto. O evento é gratuito, mas os convites devem ser retirados previamente na Secretaria da Pró-Reitoria de Cultura (Campus da UFJF), e na recepção do teatro a partir do dia 23.

O jornalista, escritor e professor Zuenir Ventura é um dos mais respeitados nomes da literatura brasileira. Sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, ele é colunista do jornal “O Globo”.  Entre os seus livros mais lidos estão “1968: o Ano que não Terminou”; “Cidade Partida”; “Inveja: Mal Secreto”; e “1968: o que Fizemos de Nós”. Zuenir ganhou os prêmios Esso e Vladimir Herzog pela série de reportagens investigativas que resultou no livro “Chico Mendes – Crime e Castigo”.

Nelson Motta é compositor, escritor, jornalista, palestrante, letrista e produtor musical (Foto: Leo Aversa)

Compositor, escritor, jornalista, palestrante, letrista e produtor musical, Nelson Motta faz incursões pela literatura, música e dramaturgia, seja em livros biográficos de artistas consagrados, nas mais de 300 composições em parceria com nomes de peso da MPB e do rock-pop, ou em textos para minisséries, musicais e programas de TV. Entre seus best-sellers estão “Noites Tropicais”; “Vale Tudo, o Som e Fúria de Tim Maia”; “A Primavera do Dragão”; e o livro de contos “Força Estranha”.

O projeto

O Programa Grandes Escritores é um dos projetos culturais mais bem-sucedidos do país. Ao todo, já envolveu 25 escritores dos mais importantes nomes da literatura brasileira, 14 atores e atrizes e cerca de 110 mil pessoas em mais de 400 palestras, realizadas nas principais capitais e cidades brasileiras e no interior dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Entre suas ações também estão oficinas literárias, doação de 19 mil livros, participação de atores e atrizes, além de novos talentos da escrita apadrinhados por grandes nomes.

O projeto foi idealizado e coordenado durante vários anos pelo ator e diretor de teatro Marcelo Andrade (in memoriam), que foi secretário municipal de Cultura de Viçosa (MG), pioneiro na integração e na articulação da cultura no interior do estado e também idealizador dos projetos Centro Experimental de Artes de Viçosa e TIM ArtEducAção, e presidente da ONG Humanizarte.

Para continuar esse importante trabalho, o Programa Grandes Escritores 2018 está sendo produzido pela Amar Produções Artísticas, sediada em Viçosa, composta por Amauri Rocha, Emilson Resende, Suzana Dias, Vanina Nery e Cássio Lopes. Em Juiz de Fora, o projeto, que é executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, é apoiado pelas empresas e instituições: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Pró-Reitoria de Cultura e Cine-Theatro Central da UFJF; Dakaza; Mundial Acabamentos; Protec; Produtos Viçosa; TV Integração; e G1 Zona da Mata.

A edição 2018 do projeto já aconteceu em Barbacena e Visconde do Rio Branco (com a escritora Marina Colasanti), e em Cataguases e Ubá (com as escritoras mineiras Carla Madeira e Cris Guerra). Na próxima etapa envolverá Viçosa (23/10) e Muriaé (24/10), com os escritores Zuenir Ventura e seu filho Mauro Ventura, fechando com Juiz de Fora.

A entrada é franca mediante apresentação de convites que podem ser retirados na Secretaria da Pró-Reitoria de Cultura, Campus UFJF, e na recepção do teatro, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no sábado, das 9h às 12h.

O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa s/n, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3231-4051 (Cine-Theatro Central-UFJF)

(31) 3892-5993 (Amar Projetos Culturais)

(31) 98821-2678 (Assessoria de comunicação do Grandes Escritores)