Quem passou pelo saguão da reitoria no fim da tarde desta segunda-feira, 22, percebeu o momento de confraternização e comemoração que tomou conta do local durante a II Mostra de Teses e Dissertações dos Servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na ocasião, professores e técnico-administrativos (TAEs) da Universidade tiveram a oportunidade de divulgar os resultados de seus trabalhos de pesquisas referentes a teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas nos anos de 2017 e 2018.

A mostra integrou a abertura das programações da Semana do Servidor, cujo dia é comemorado em 28 de outubro, e integra a iniciativa “Servidor, vamos tornar público seus talentos”, que chega a sua segunda edição e conta com outras atrações previstas até o próximo dia 29.

O reitor Marcus David também esteve presente no evento. Na sua fala ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho dos Servidores, parabenizou as produções expostas e reafirmou a crença na universidade como espaço para a construção de conhecimentos.  “Este momento é uma forma de reconhecermos a importância e a competência dos nossos servidores e é essa competência que faz com que a universidade pública tenha tanto destaque nas avaliações de desempenho. As nossas universidades não teriam a qualidade que têm se não fossem os nossos trabalhadores”.

Durante o evento os docentes e TAEs ficaram à disposição para apresentação de seus trabalhos para o público. A servidora técnico-administrativa, Karine Rocha Nery, apresentou os resultados da sua dissertação “Capacitação de servidores: o caso do Campus avançado da UFJF em Governador Valadares”. Ela conta que a vontade de estudar sobre o assunto surgiu no início de sua trajetória como servidora no Campus GV.

Além da mostra de teses e dissertações, o evento contou com a abertura da II Exposição “Traço, Prosa e Poesia”, que tem como objetivo aliar a integração entre os servidores à apresentação de suas habilidades artísticas e literárias. A iniciativa une prosa e poema com suas respectivas ilustrações, sendo que o servidor-autor de um poema teve seu trabalho ilustrado por outro servidor. Foi o caso da Servidora Marcélia Guimarães Paiva, que está expondo o conto “Santa Paciência!” ilustrado por Andreia de Freitas Rodrigues. “É mais do que o reconhecimento do nosso trabalho no dia a dia, é a valorização da nossa capacidade criativa e das nossas habilidades.

A iniciativa  de celebrar o Dia do Servidor Público é da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF (Progepe), por meio da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (CCDP).  Para a pró-reitora da Progepe, Kátia Castro, é uma oportunidade de compartilhar com os colegas o que tem sido produzido. “É uma alegria ver o conhecimento circular dentro da Universidade. Esta mostra é um retorno para a instituição dos investimentos em desenvolvimento e capacitação. Além de ser a oportunidade de todos os setores estarem em movimento e evolução”.

Os pôsteres ficam em exposição no Saguão da Reitoria até o próximo dia 29.

Outras informações: (32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)