Em meio ao Novembro Roxo, mês em que é tratado com maior enfoque a sensibilização para a prematuridade, o Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o II Simpósio de Neonatologia e o I Encontro de Ex-residentes de Neonatologia. Os eventos serão realizados simultaneamente entre os dias 22 e 24 de novembro, no Auditório da Famed, e vão contar com profissionais de Juiz de Fora e região. As inscrições vão até o preenchimento das 100 vagas, conferindo certificado para seus participantes.

Com palestras, mesas de discussões, apresentações de trabalhos e duas opções de workshops para os participantes, o evento vai abordar temas diversos da neonatologia, contando com profissionais da UFJF e de outras universidades, como Maria Elisabeth Lopes Moreira e Carlos Alberto Bhering, ambos professores titulares da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Anualmente, no Brasil, cerca 300 mil bebês nascem prematuramente, fator que representa a principal causa de mortalidade infantil até os cinco anos de idade, segundo a organização não-governamental (ONG) “Prematuridade.com”.

Entre os temas que serão debatidos no evento, a prematuridade destaca-se com discussões em diversos âmbitos. Para a professora do Departamento Materno Infantil da Famed, Patrícia Pinto, levar o assunto para o simpósio auxilia na sua prevenção. “O Brasil tem taxas elevadas de mortalidade infantil às custas das mortalidade neonatal, destacando-se a prematuridade. Então, é de importante conhecimento do nosso público-alvo de são alunos, residentes e pediatras – assim como obstetras – para que atuem na prevenção da prematuridade. Também é necessário ressaltar a importância do pré-natal bem feito. Caso ela aconteça, devemos estar atualizados e capacitados para o cuidado com a mãe e o recém-nascido inseridos no contexto da família e da sociedade.”

As inscrições para o evento são limitadas, com total de 100 vagas para os seguintes públicos: alunos, com um custo de R$ 30; residentes do Hospital Universitário (HU), com valor de R$ 50; e para médicos, a R$ 70. Para os acadêmicos, as inscrições são realizadas das 11h às 13h na portaria da Faculdade de Medicina, enquanto os demais podem se inscrever nas terças-feiras no HU do bairro Santa Catarina, das 13h às 17h, na sala da ginecologia, no segundo andar.

A submissão de trabalhos para apresentação no evento vai até o dia 9 de novembro. Os interessados deverão enviar e-mail para: patriciacgpinto@gmail.com.

Programação do II Simpósio de Neonatologia

Outras informações: (32) 2102-3898 – Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina