Obra “Voo Solitário”, de Izabel Faceroli (Foto: Divulgação)

A exposição “À Flor da Pele”, de Izabel Faceroli e Margarida Fernandes, será inaugurada nesta terça-feira, dia 23, na Galeria de Arte do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As visitações poderão ser feitas até o dia 1° de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

As artistas plásticas Izabel Faceroli e Margarida Fernandes apresentam suas perspectivas pessoais expressas de forma plástica sobre poemas de Diva Shuenck, em sua obra de mesmo título da coletiva. A temática foi o ponto de partida para a incursão por meio das figuras de linguagem tanto nas artes plásticas quanto na literatura.

Margarida Fernandes nos apresenta sua visão acerca de diferentes facetas do universo feminino apresentadas pela poetiza Diva Shuenck. Estas figuras femininas foram condensadas das linhas dos poemas para as telas. Poemas e telas se complementam na tentativa de expressar sentimentos, sonhos e desencantos. Esta complementaridade entre poesia e pintura nos permite perceber a intensidade do mais íntimo da alma feminina.

Quadro “Folhas ao Vento”, de Margarida Fernandes (Foto: Divulgação)

Já Izabel, ao apreciar os versos dos poemas de Diva Shuenck traz de seu universo pessoal a inspiração em grandes nomes das artes plásticas, como Salvador Dali, Gustav Klint e Vladimir Kush. Fazendo releituras de suas obras faz um link quase que instantâneo entre os poemas e as obras. O que foi apreendido por Izabel, das imagens criadas por estes artistas, torna-se uma proposição que se tornará uma perspectiva ainda mais particular quando cada expectador confrontar os “versos inspirações” às suas versões das obras de arte.

O propósito da exposição é fazer com que os espectadores, ao fruírem sentimentos retratados entre versos e telas, percebam, mesmo que de forma intuitiva, a tênue linha que conecta as diferentes formas de expressão artística.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações:  (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)